Instituto Criar tem inscrições abertas para curso de audiovisual direcionado a jovens de São Caetano
O Instituto Criar, em parceria com a Prefeitura de São Caetano do Sul, está com inscrições abertas para a Turma 22 do projeto ‘Luz, Câmera e Ação Cultural!’, ministrado pelo Instituto Criar de TV e Cinema e Novas Mídias. São 20 vagas para jovens entre 17 e 24 anos, exclusivamente de São Caetano, que tenham interesse em trabalhar com audiovisual. As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas por meio de formulário disponível no site do Instituto Criar, até 15 de dezembro.

São 10 meses de formação, ao longo de 2026, com aulas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. O curso abrange os principais eixos de criação e realização audiovisual, contemplando as áreas de Animação, Assistência de Direção, Áudio, Direção de Arte: Figurino e Caracterização, Direção de Arte: Cenografia, Fotografia, Produção, Pós-Produção e Roteiro.

Todo jovem selecionado receberá uma Bolsa Cultura concedida pela Prefeitura de São Caetano do Sul no valor de R$ 1.804 (um mil, oitocentos e quatro reais), além de alimentação no local do curso. O projeto ‘Luz, Câmera e Ação Cultural!’ é apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Criar, realizado com recursos captados por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Atenção: verifique no site do Instituto Criar todos os pré-requisitos (também disponíveis no formulário de inscrições) para participar do processo seletivo antes de efetivar a inscrição. O cronograma com as etapas da seleção está disponível nos mesmos endereços eletrônicos e deve ser acompanhado ativamente pelo candidato.
Em caso de dúvidas: processoseletivo@institutocriar.org ou (11) 9.9554-2391.
Programa CultSP PRO – Projeto Criar
A Prefeitura de São Caetano do Sul aderiu ao programa CultSP PRO – Projeto Criar por meio da Lei Municipal 6.287 de 22 de outubro de 2025, disponível no Diário Oficial do município, publicado em 23 de outubro.
O programa tem por objeto o desenvolvimento de ações de capacitação e formação profissional nas áreas do audiovisual para jovens da cidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica. É coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, com o formato e condições estabelecidos pela Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas em parceria com o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias.