Obras do acervo de artes visuais de Santo André ganham versão acessível para pessoas com deficiência

Obras do acervo de artes visuais de Santo André ganham versão acessível para pessoas com deficiência

Exposição, que faz parte da programação da Virada Inclusiva, pode ser conferida até 7 de fevereiro

– A geometria da obra de Luiz Sacilotto e o trabalho de outros artistas como Ricardo Reis, João Suzuki e Romeu Mizuguchi ganharam novas versões acessíveis, voltadas a pessoas com deficiência. 

As nove obras fazem parte do acervo de artes visuais de Santo André e integram a exposição Presenças Sensíveis, que teve início nesta quarta-feira (3), no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto. Os recursos de acessibilidade incluem versões táteis das originais, audiodescrição ou textos com conteúdos ampliados.

A mostra Presenças Sensíveis pode ser visitada gratuitamente até o dia 7 de fevereiro. A exposição, que evidencia o compromisso das políticas públicas de Santo André com a promoção da acessibilidade cultural, é fruto do trabalho conjunto entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria da Pessoa com Deficiência. O lançamento da mostra é parte da programação da Virada Inclusiva de Santo André, que continua até 7 de dezembro, em vários equipamentos da cidade.

O acervo do município é composto por obras premiadas a cada edição do Salão de Arte Contemporânea de Santo André, que neste ano chegou à 52ª edição. São obras que passam por um rígido crivo da comissão julgadora.

As obras do acervo selecionadas para esta mostra são Banana e Água de Côco, de Ricardo Reis; C9662, de Luiz Sacilotto; K7, de Romeu Mizuguchi; Marjorie, de Reynaldo Candia; Máquina e Cidade, de Allan Kardec; Amanhecido/Menino, de João Suzuki; Brasiliana I, de Antonio Henrique Amaral; Argentina 3×1 – Gostinho de Tetra, de Walter Miranda; e sala#16, de Renato Rios.

Virada Inclusiva – A Prefeitura, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, realiza entre os dias 1º e 7 de dezembro, a Virada Inclusiva 2025, se unindo a 50 municípios paulistas que estão aderindo à iniciativa encabeçada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O objetivo é dar destaque à importância do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, com a promoção e o incentivo à participação de pessoas com e sem deficiência, juntas, em ações inclusivas.

Ainda nesta semana, a Virada Inclusiva vai promover uma roda de conversa sobre a importância da audiodescrição nas artes, no CRPD (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência), na sexta-feira (5), às 14h. Essa atividade é realizada em parceria com o Programa de Apoio Emocional do CVV (Centro de Valorização da Vida). É necessário realizar inscrições antecipadas. 

No domingo (7), das 9h30 até as 11h, o Parque Celso Daniel recebe o primeiro ‘Encontro de cães-guias e seus tutores’. Também é preciso se inscrever antecipadamente. Além disso, as escolas da rede municipal de ensino promoverão atividades em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência durante toda a semana.

A programação completa pode ser conferida em https://portais.santoandre.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia/virada-inclusiva/

Serviço

Exposição Presenças Sensíveis

Visitação até 2/2/26

Horários: de terça a sexta, das 10h às 17h | sábado, das 10h às 15h

Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto

Endereço: Rua Campos Sales, 414 – Centro – Santo André

Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *