Santo André recebe espetáculo sobre fome, racismo e existência negra

Santo André recebe espetáculo sobre fome, racismo e existência negra

Peça ‘Se as comidas dos folhetos fossem comestíveis’ será apresentada no Centro Artístico de Santo André; ingressos gratuitos estão disponíveis na plataforma Sympla

Santo André, 23 de abril de 2026 – A Casa (Centro Artístico de Santo André) abre suas portas para uma experiência teatral intensa e provocadora. Nesta sexta-feira (24), às 20h, o equipamento recebe, por meio do projeto Okupa Cultura, o espetáculo ‘Se as comidas dos folhetos fossem comestíveis’, obra que aborda questões urgentes da sociedade brasileira a partir de uma narrativa poética e contundente. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis na plataforma Sympla. O endereço é Avenida Industrial, 1.740, no bairro Jardim.

A montagem apresenta a história de dois jovens irmãos negros, gêmeos não-idênticos, confinados em uma cozinha desativada. Cercados por talheres, panelas e folhetos de supermercado, eles expõem suas dores, desejos e reflexões sobre a violência estrutural – muitas vezes silenciosa – que atravessa seus corpos e trajetórias. Em meio à fome física e existencial, surge a pergunta central: há espaço para que esses corpos existam para além da sobrevivência?

Com dramaturgia e atuação de Sid Lima e direção de Carlos Sobrinho, o espetáculo utiliza o ambiente claustrofóbico como metáfora das estruturas sociais que historicamente confinam e invisibilizam populações negras e periféricas. A encenação constrói um universo simbólico potente, onde a cozinha – lugar associado ao trabalho invisível e ao descarte – se transforma em palco de resistência e questionamento.

“Quisemos criar um ambiente que fosse, ao mesmo tempo, concreto e simbólico. A cozinha desativada representa o descarte, o lugar do trabalho invisível, e é dentro dela que esses dois corpos resistem e questionam seu lugar no mundo”, afirma o diretor Carlos Sobrinho. Já o autor e ator Sid Lima destaca que a obra busca evidenciar não apenas as marcas de um passado violento, mas a continuidade dessas estruturas no presente.

A apresentação integra a programação do Okupa Cultura, iniciativa da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura, que amplia o acesso às artes e fortalece a ocupação de espaços culturais na cidade. 

Serviço
Espetáculo ‘Se as comidas dos folhetos fossem comestíveis’

Data: 24/4 (sexta-feira)

Horário: 20h

Duração: 70 minutos

Local: A Casa (Centro Artístico de Santo André) – Avenida Industrial, 1.740 – Bairro Jardim (estacionamento no local)

Classificação indicativa: 14 anos

Ingressos gratuitos – retirada via Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/se-as-comidas-dos-folhetos-fossem-comestiveis/3362225?algoliaID=8b8ab371af1dde0b5fb96dbee1d94886

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *