Programa andreense que troca reciclável por ração retoma neste sábado

Programa andreense que troca reciclável por ração retoma neste sábado

Moeda Pet ocorre das 9h às 13h no Parque Central, em formato drive-thru

 – O Parque Central, em Santo André, está preparado neste sábado (25) para receber a primeira edição do ano do programa Moeda Pet. Das 9h às 13h, os munícipes poderão levar um quilo de garrafa PET para trocar por um quilo de ração para cães e gatos. E o melhor: sem precisar sair do carro, já que a iniciativa é realizada em sistema drive-thru.

“Neste ano, vamos expandir o Moeda Pet para outros locais, descentralizando ainda mais o programa. Ele já ocorre em algumas comunidades periféricas da cidade, mas a ideia é que a ação chegue aos 30 locais onde acontece o programa Moeda Verde, que troca recicláveis por hortifrúti”, explica o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.

Um quilo de garrafa PET equivale, em média, a 20 garrafas de dois litros, 25 de um litro ou 36 de 600 milímetros. Para trocar esses materiais por ração é necessário que os resíduos estejam secos e limpos. Cada munícipe, por CPF, tem direito a levar até três quilos de ração.

Em todo o ano passado, mais de 2,5 mil munícipes entregaram, aproximadamente, 250 mil garrafas de plástico. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), distribuíram cerca de 12,5 toneladas de ração.

Desde 2019, quando o Moeda Pet teve início, quase 1,3 milhão de garrafas PET foram destinadas à reciclagem, ampliando a vida útil do Aterro Sanitário Municipal e a renda dos trabalhadores que vivem da separação e venda de recicláveis. Em troca, foram distribuídos cerca de 65 toneladas de ração. O programa é realizado com o apoio do Dr. Hato Hospital Veterinário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *