Festas sem eletrônicos resgatam os aniversários infantis dos anos 80/90
Aposta é em diversão autêntica para criar memórias inesquecíveis longe da tecnologia
Festas de aniversário sem eletrônicos estão se tornando tendência, ou até um resgate dos anos 80/90, entre pais que buscam reviver a essência da infância e proporcionar momentos mais autênticos para seus filhos. Em um mundo onde a tecnologia está presente desde os primeiros anos de vida, essa proposta vem ganhando força como uma alternativa ao excesso de telas na rotina das crianças, incentivando brincadeiras tradicionais, interação social e um desenvolvimento mais saudável.

A mudança de comportamento acompanha um movimento global de preocupação com os impactos da superexposição tecnológica na infância. No Brasil, essa discussão ganhou ainda mais relevância com a recente sanção da lei nº 15.100/25, que proíbe o uso de celulares em escolas de educação básica, refletindo a necessidade de equilibrar a relação das crianças com os dispositivos digitais.

Segundo Tatiana Parise, especialista em recreação e gestora do Buffet Villa Kids Galpão, essa restrição nas escolas é um reflexo da preocupação crescente com a saúde mental, física e emocional das crianças, algo que também precisa ser considerado na hora de decidir o lazer e as interações sociais dos pequenos. “Além da tecnologia, outro fator que impulsiona essa tendência é a mudança nos espaços urbanos. Com moradias cada vez menores e menos áreas disponíveis para brincadeiras ao ar livre, os momentos de lazer acabam limitados ao universo digital”, afirma Parise.

De acordo com a especialista em festas infantis, para muitas famílias, as comemorações de aniversário oferecem uma oportunidade de proporcionar às crianças um ambiente onde possam correr, pular e explorar livremente, sem barreiras nos telefones ou nos celulares. “Ao brincarem juntas sem o uso de telas ou eletrônicos, as crianças desenvolvem habilidades essenciais como comunicação, trabalho em equipe e criatividade, que são experiências que ajudam a construir memórias afetivas fortes e promovem valores como cooperação, respeito e amizade”, ressalta.
Foi essa mudança de mentalidade que fez o Villa Kids Galpão, localizado no ABC Paulista, alavancar as vendas. “Desde a inauguração, há 8 anos, criei um espaço que valoriza os jogos colaborativos, os desafios recreativos e atividades que estimulam o desenvolvimento motor e cognitivo dos pequenos. Além disso, sempre houve a preocupação de oferecer uma infraestrutura completa, incluindo alimentação, decoração e monitores especializados, garantindo tranquilidade para os pais e diversão para as crianças”, explica a gestora.

Essa visão visionária de resgate da infância dos anos 80 e 90, fez o empreendimento se diferenciar dos demais e bater recorde de festas no ano de 2024. “Somente no ano passado, realizamos mais de 200 festas, mesmo antes dessa conscientização dos pais em relação aos eletrônicos. E se antes o celular era um item indispensável até nas festas infantis, agora o conceito de diversão está sendo ressignificado, e a expectativa é a de que este ano a busca por festas lúdicas, interativas e sem interferência de eletrônicos, deve crescer cerca de 30%”, comemora Parise que finaliza enfatizando que se desconectar pode ser o maior presente, e a melhor lembrança, que uma criança pode receber.
Sobre o Villa Kids Galpão Buffet
Há 8 anos no mercado, o Villa Kids Buffet está presente em momentos especiais, sempre se aprimorando na arte de servir e transformar sonhos em realidade. Como um buffet lúdico, busca resgatar as brincadeiras de rua de antigamente e conta com uma equipe de recreação especialista em diversão. O local traz o conceito de alta gastronomia em cada festa, buscando inspiração nos melhores restaurantes do Brasil e do mundo. O Villa Kids Galpão está localizado na Rua Santo André, 303, no Centro de Santo André (SP).