Santo André promove gincana ambiental inspirada em Capitão Planeta

Santo André promove gincana ambiental inspirada em Capitão Planeta

Cidade mobiliza moradores em competição educativa sobre mudanças climáticas, com provas em parques e trilha ecológica como prêmio


Santo André recebe, entre 22 de março e 22 de abril, a “I Gincana: a chave da mudança climática”, uma ação de educação ambiental com viés ativista que pretende engajar a população na discussão sobre a emergência climática. A iniciativa, idealizada pelo ativista climático Sandro Nicodemo, envolverá todos os parques da cidade e conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. A inclusão do tema no nome da pasta foi uma das mudanças adotadas na gestão do prefeito Gilvan Júnior.


A gincana tem início no Dia Mundial da Água, 22 de março, com a distribuição de chaves coloridas em 11 parques da cidade. Os objetos darão as primeiras instruções para a formação das cinco equipes participantes, nomeadas com base nos elementos da natureza: Água (azul), Fogo (amarela), Terra (verde), Ar (branca) e Coração (vermelha). O conceito foi inspirado no desenho dos anos 1990 “Capitão Planeta”. Cada equipe será liderada por uma madrinha – mulheres educadoras ambientais da cidade –, entre elas Marta Marcondes, Arianne Azevedo, Carolina Estéfano, Maíra Galvanese e Ubimara Ding.


No decorrer de um mês, os grupos terão de cumprir cinco desafios voltados à sustentabilidade e ao meio ambiente, com julgamento e apuração final no Dia Mundial da Terra, 22 de abril, no Parque Escola. Entre os temas das provas estão soluções baseadas na natureza, coleta seletiva, mobilidade urbana, recuperação de rios e a valorização dos povos indígenas. Organizações parceiras, como Pimp My Carroça, Bicicletografia, Rios de Santo André e Nhande Vae-eté ABC, estarão envolvidas na execução das atividades.


A equipe vencedora será premiada com uma trilha ecológica gratuita no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, oferecida pela Awá Ecoturismo e conduzida pelo monitor ambiental Ale Oshiro, na histórica Vila de Paranapiacaba.


Os detalhes sobre as provas e regulamento serão divulgados a partir de 22 de março no perfil oficial da gincana no Instagram (@gincanaclimatica), onde os moradores poderão acompanhar o desempenho das equipes e escolher seus favoritos. O evento conta com apoio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da Prefeitura e tem realização do Coletivo Núcleo de Ações Socioculturais Ativista (NASA) e da empresa Puzzle Arte & Meio Ambiente.
Serviço
I Gincana: a chave da mudança climática
Data: 22 de março a 22 de abril
Locais: Parques de Santo André
Instagram: @gincanaclimatica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *