Carmina Burana estreia pela primeira vez em Santo André com coro de 130 vozes
Obra consagrada da música erudita, Carmina Burana será apresentada pela primeira vez em Santo André em uma montagem inédita, que une potência sonora, força cênica e profundo simbolismo. O espetáculo será encenado nos dias 6 e 7 de setembro no Teatro Municipal da cidade, sob regência e concepção artística do maestro Roberto Ondei, com realização da Associação Coro da Cidade de Santo André.

Nesta versão, a emblemática cantata de Carl Orff ganha forma com dois pianos, percussão, um elenco de 130 cantores adultos e a participação especial do Coro Infantil. Completam o time três solistas — Raquel Paulin (soprano), Sebastião Teixeira (barítono) e Bruno Costa (contratenor) —, além de ator, bailarinos e projeções com legendas, que ajudam a contar a história por trás dos poemas medievais que inspiraram a composição.
A montagem é mais do que uma apresentação musical: é uma experiência estética e reflexiva, que percorre temas como destino, religiosidade, prazer, ciclos da vida e dualidades humanas, com um roteiro envolvente que costura os significados da obra à luz do presente.

A direção musical é de Roberto Ondei, com direção cênica de Marisa Ballarini, preparação vocal de Silvia Hokama e regência do Coro Infantil por Regina Kinjo. Os pianistas Ariã Yamanaka e Wesley Rocha completam a formação instrumental.
Reflexão antes do espetáculo
Antecedendo a estreia, o maestro Roberto Ondei ministra uma palestra especial no dia 30 de agosto, às 14h, sobre a história de Carmina Burana e suas conexões com o hermetismo, o cristianismo, grandes pensadores e correntes revolucionárias. O local e detalhes serão divulgados pelas redes sociais da Associação Coro da Cidade de Santo André.

Para a Associação Coro da Cidade de Santo André, o projeto vai muito além do palco. “Nós, membros da Diretoria da Associação do Coro da Cidade de Santo André, acreditamos que o canto coral é muito mais do que uma expressão artística, é uma poderosa ferramenta de transformação social, não apenas pela beleza da música, mas pelos inúmeros benefícios que esta proporciona a quem participa. Além de promover integração social, o canto coral estimula diversas áreas do cérebro, trazendo ganhos cognitivos significativos aos participantes”, afirma Sandra Jankops, presidente do Coro.
“Para os coristas, o Coro é um espaço de acolhimento, autoconhecimento e pertencimento. Para a sociedade, é uma ponte de cultura, inclusão e bem-estar”, completa.
SERVIÇO
Espetáculo: Carmina Burana
Datas:
06 de setembro de 2025 (sábado), às 20h
07 de setembro de 2025 (domingo), às 18h
Local: Teatro Municipal de Santo André – Santo André, SP
Classificação indicativa: Livre (recomendado para maiores de 6 anos)
Ingressos: à venda no Sympla
Palestra: 30 de agosto (sábado), às 14h – informações nas redes do Coro da Cidade de Santo André
Instagram: @corodacidade.santoandre

Legenda fotos
Coro da Cidade de Santo André e Quartier Latin
Poesias Musicais Dançadas
Teatro Municipal de Santo André – Setembro de 2024
Música como transformação
Foi nos dias 10 e 11 de Agosto de 2024