Segunda edição do ‘Encontro com o Escritor’ agita Biblioteca Nair Lacerda

Segunda edição do ‘Encontro com o Escritor’ agita Biblioteca Nair Lacerda

‘Prosa: narrativas entre o real e a ficção’ será tema desta quarta, com as presenças de Luiz Henrique Gurgel , Vanessa Molnar e Isabela Veras

 – ‘Prosa: narrativas entre o real e a ficção’ é o tema da segunda edição do ‘Encontro com o Escritor’, novo projeto da Secretaria de Cultura de Santo André realizado na Biblioteca Nair Lacerda. Nesta quarta-feira (3), a partir das 19h, o evento gratuito reúne os escritores Luiz Henrique Gurgel e Vanessa Molnar, com mediação da designer editorial e produtora cultural Isabela Veras.

A intenção do programa é aproximar escritor e leitor, reforçando o papel da biblioteca como espaço aberto, vivo e em constante construção coletiva, a partir de experiências que vão além de palestras em si, mas se tornam oportunidade para troca, escuta e descoberta entre novos caminhos entre leitores, criadores e mediadores.

O ‘Encontro com o Escritor’ teve início na semana passada, com o tema ‘Quadrinhos e Fanzines: da colagem à inteligência artificial’ e ainda terá mais duas edições com a presença de convidados, todas mediadas por Isabela Veras.

Sobre os participantes – O sociólogo, professor, pesquisador e mestre em Literatura Brasileira Luiz Henrique Gurgel é andreense. Das salas de aula chegou ao jornalismo e em seguida à produção literária. É autor de “Amores malfadados” (Primata, 2020 – contos, lançado na Argentina pela Caravana Ed. e Caboré Libros com o título “Amores desgraciados”) e “Porque era ele, porque era eu e outras quase histórias” (Caravana, 2023 – cronicontos).

Há 30 anos trabalha com publicações, projetos editoriais, culturais e de formação educacional. Tem contos e crônicas publicadas em revistas literárias brasileiras, destacando-se a adaptação de conto para podcast do projeto Fabulações da Família Brasileira, do Instituto de Psicologia e do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Já Vanessa Molnar é escritora, historiadora e mestre em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo. Foi Conselheira de Cultura Municipal de Santo André e Executiva Pública na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Ministrou série de oficinas literárias em centros culturais na região do ABC e atuou como professora de Sociologia e Filosofia da Educação. É autora do livro “A Importância dos Telhados”, vencedor da categoria Romance do Prêmio CEPE 2019 e Semifinalista do Prêmio Oceanos, publicado em 2020 e dos romances: “A Rota dos Ratos” e “As formas violentas do amor”, além do livro de contos “Depois da natureza não existe lirismo”, publicado em 2025 pela editora Clóe.

Por fim, a mediadora Isabela Veras é andreense, mãe solo e feminista, formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Design Gráfico. Responsável pelo Fabricando Ideias, atua com design editorial e produção e gestão cultural. É autora dos livros de contos “coLATERAL” (2022) e “sombras” (2024), ambos pela Alpharrabio Edições. É uma das coordenadoras do Centro Cultural Alpharrabio. Dirigiu e produziu o documentário curta-metragem “Insurrectas: a literatura independente feita por mulheres do ABC paulista”. É Promotora Legal Popular, formada na turma Amelinha Teles em SBC (2024).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *