ElevenLabs e Fábio Porchat apresentam “Judite 2.0”, a assistente de voz que irá revolucionar o atendimento no Brasil

ElevenLabs e Fábio Porchat apresentam “Judite 2.0”, a assistente de voz que irá revolucionar o atendimento no Brasil

Humor, nostalgia e inteligência artificial se unem em campanha que mostra o compromisso da ElevenLabs com o Brasil
 

– A ElevenLabs, líder global em tecnologias de voz e inteligência artificial, lança sua primeira campanha publicitária no Brasil com foco em experiência do cliente. “Judite 2.0”, que será veiculada nas redes sociais da marca, inaugura uma narrativa que une humor, cultura local e inovação para transformar a forma como as marcas se relacionam com seus clientes.
 

Desenvolvida em parceria com Fábio Porchat, a campanha resgata o icônico vídeo viral de 2012, em que o comediante satiriza a atendente Judite, símbolo do atendimento confuso e ineficaz que marcou a memória de muitos brasileiros. Agora, em uma releitura inédita, o novo vídeo faz um paralelo entre esse modelo ultrapassado e a nova geração de agentes de voz com IA da ElevenLabs, que se mostram mais modernos e capazes de transformar a experiência do cliente.
 

“A Judite em formato de IA não é apenas a primeira campanha da ElevenLabs no Brasil, mas também marca a primeira vez que a empresa oferece aos clientes da América Latina a oportunidade de licenciar uma Voz Icônica. A escolha da América Latina para este marco reflete o poder criativo, a força cultural e o papel de liderança da região na definição do futuro da IA”, comenta Lorena Oliveira, Customer Success e GTM da ElevenLabs para a América Latina.
 

Nela, a personagem Judite simboliza essa virada cultural em que uma assistente virtual fala com naturalidade, entende o contexto e responde de forma direta e clara. “Queríamos que a campanha fosse relevante para o consumidor brasileiro e, ao mesmo tempo, revelasse o impacto que nossa tecnologia pode trazer para as marcas. O humor do Porchat traz de forma única esse contraste entre frustração e inovação, enaltecendo o quanto progredimos nessa jornada”, afirma a executiva.
 

Além da Judite 2.0, a ElevenLabs também está lançando o licenciamento da voz do próprio Porchat. “Como parte da iniciativa ‘Iconic Voice’, um programa de curadoria global que traz vozes culturalmente significativas para a era da IA, a ElevenLabs escolheu Fábio Porchat para marcar sua entrada no Brasil como uma voz licenciável para o público. Sua voz, humor e influência representam uma mistura única de autenticidade e inovação. Estamos entusiasmados em oferecer a criadores e empresas a oportunidade de licenciar sua réplica em IA”, comenta Oliveira.
 

“A Judite fez parte de um momento icônico da minha carreira e da vida de muitas pessoas que acompanharam aquele vídeo. Por anos, ela foi lembrada como o símbolo de um atendimento complicado, que todo brasileiro já viveu um dia. Agora, tive a chance de reencontrá-la em uma nova versão, mais moderna, eficiente e até simpática. É divertido transformar esse antigo ‘trauma’ em parceria. Hoje, posso dizer que a Judite virou minha amiga. E esse reencontro torna a campanha ainda mais divertida e especial”, comenta Fábio Porchat.
 

Da nostalgia à inteligência artificial da ElevenLabs
Além do vídeo, a campanha também apresenta uma plataforma interativa que permite aos usuários conversar tanto com a Judite do passado (confusa, pouco prestativa e marcada pela ironia do vídeo original) quanto com a Judite atual, movida pela tecnologia da ElevenLabs, que responde de forma mais ágil, clara e eficiente. A solução reforça o contraste entre frustração e inovação, aproximando o público da marca de uma maneira divertida, nostálgica que enfatiza o impacto da IA.
 

“Com a Judite 2.0 mostramos que tecnologia pode ser próxima e fácil de entender. Ao trazer uma personagem tão conhecida e dar a ela uma nova vida com a nossa tecnologia de voz, queremos mostrar como a IA pode impactar positivamente a relação entre marcas e clientes”, afirma Lorena.
 

Início das operações no Brasil
Com início das operações em meados de 2025, a ElevenLabs chega ao Brasil com a proposta de transformar a relação entre humanos e tecnologia por meio da voz. A empresa aposta na criação de experiências mais naturais, intuitivas e hands-free, que complementam o uso das tradicionais interfaces baseadas em tela.

A decisão de ingressar no mercado brasileiro foi impulsionada pela forte demanda por soluções de voz com inteligência artificial. Mesmo antes da operação local, o Brasil já estava entre os principais mercados globais da companhia, destacando-se pelo alto volume de uso, número expressivo de assinantes e grande tráfego em seu site.
 

Presente em mais de 30 idiomas e consolidada em países como Estados Unidos, Reino Unido e Polônia, a ElevenLabs se posiciona como referência global em tecnologias de voz. Sua plataforma já conecta mais de 40 milhões de usuários, incluindo criadores, desenvolvedores e empresas, oferecendo soluções em atendimento ao cliente, educação, acessibilidade, mídia e entretenimento, sempre com experiências inclusivas, personalizadas e em tempo real.
 

Assista ao vídeo inédito da campanha com Fábio Porchat e acesse o site para interagir com a Judite (do presente e do passado).
 

Ficha Técnica

Direção: Mário Castro Junior

Roteiro: Fábio Porchat, Mario Castro Junior e Lorena Oliveira

Diretor de fotografia: Bony Conteville

Montagem: Matheus Monk

Assistente de direção: Pedro Drummond

Maquiagem: Vivi Gonzo

Executiva de Produção: Ih, produções

Planning/Strategy: Lorena Oliveira

Influência: Agência do Fábio- Inverno Produções

Content head: Renato Passos

Finalizador: Vicc Alvez

Sobre a ElevenLabs

A ElevenLabs é uma empresa de pesquisa e implantação de áudio com IA. Desenvolvemos tecnologia que permite que as pessoas conversem com computadores da mesma forma que conversam entre si. Começamos com o desafio de tornar as vozes de IA mais humanas e, hoje, nosso trabalho está focado em IA Conversacional e tecnologia de voz — impulsionando agentes, localização, storytelling e acessibilidade em mais de 70 idiomas. À medida que a voz se torna a próxima interface, estamos construindo uma IA que torna a interação com a tecnologia mais natural e sem esforço.

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