A Lei Larissa Manoela e a proteção dos bens adquirido com o trabalho de crianças e adolescentes

A Lei Larissa Manoela e a proteção dos bens adquirido com o trabalho de crianças e adolescentes

 

Andreia Antonacci, professora de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Alphaville

O Código Civil brasileiro, em seu artigo 1.689, dispõe que o pai e a mãe, enquanto no exercício do poder familiar, são usufrutuários e têm a administração dos patrimônios dos filhos menores de 18 anos sob sua autoridade.
 

A gestão financeira desses bens sempre foi um tema complexo e delicado, especialmente quando envolve crianças que geram renda por meio de atividades artísticas ou como influenciadores digitais, pelo simples fato de até os 16 anos serem considerados plenamente incapazes e, dos 16 aos 18 anos, relativamente incapazes.
 

O exercício dessa administração necessita de regulamentação para proteção da criança, tanto por conta da sua exploração quanto para sua proteção financeira.
 

Garantir os direitos dos menores é o principal objetivo do Projeto de Lei Larissa Manoela, que restringirá o acesso aos recursos financeiros decorrentes do trabalho da criança e do adolescente, bem como a segurança desses valores quando este indivíduo adquirir a maioridade, inclusive para que possam gerir o patrimônio.
 

*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.
 

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *