Abertura da exposição Passantes de Lia D Castro na Martins&Montero

Abertura da exposição Passantes de Lia D Castro na Martins&Montero

A Galeria Martins&Montero apresenta a exposição “Passantes”, da artista Lia D Castro, que será inaugurada no dia 01 de abril. A mostra apresenta obras inéditas e propõe uma revisão crítica da história da arte, desafiando as noções tradicionais de representação, inclusão e identidade.

Em sua nova série, Lia D Castro parte de um gesto simbólico: a compra de pinturas com os temas de naturezas-mortas e paisagens em antiquários, sobre as quais intervém ao pintar pés masculinos. Esses pés pertencem a homens que foram criados por mulheres — mães, tias, avós —, dentro de um sistema matriarcal. A proposta de Castro inclui, ainda, um jogo visual que desestabiliza a leitura comum desse gênero de pintura ao posicioná-las de ponta cabeça, criando um contratempo ótico que nos convida a olhar para o trabalho de arte sob um novo ângulo. Essa inversão também sugere uma releitura do museu e da própria história da arte, desafiando a persistente “retina colonial”, termo utilizado pela artista para descrever o olhar eurocêntrico que moldou a produção e a recepção das imagens ao longo dos séculos.

A inserção desses elementos em naturezas-mortas não apenas subverte a percepção inerte e contemplativa dessas composições, mas também instiga uma reflexão profunda sobre a necessidade de revisitar paradigmas artísticos historicamente cristalizados. Ao deslocar a leitura tradicional dessas imagens, Lia D Castro estabelece um campo dialógico no qual a ressignificação emerge como força motriz de um discurso estético que desafia tradições e amplia as fronteiras da arte contemporânea.

Inspirada no pensamento do filósofo Achille Mbembe sobre a condição do estrangeiro como “passante”, Lia D Castro reflete sobre fronteiras, limites e exclusões. Seu trabalho resgata uma longa tradição de representações, que à primeira vista podem parecer comuns, mas que carregam em si a complexidade das dinâmicas sociais e políticas. As obras em exposição são um comentário poderoso sobre o impacto do colonialismo ocidental nas práticas e normas culturais e históricas da arte.

A exposição provoca o espectador a questionar interseções entre privilégio, vulnerabilidade e poder. Castro nos convida a enxergar a arte para além das narrativas dominantes e a reconhecer as experiências daqueles que foram historicamente marginalizados. Em sua obra, há uma delicadeza intrínseca, uma sensação de intimidade e ternura que perpassa até os temas mais desafiadores.

SERVIÇO

LIA D CASTRO: Passantes

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ABERTURA

01.04.2025

16h – 19h

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VISITAÇÃO

até 10.05.2025

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SÃO PAULO

Martins&Montero Rua Jamaica 50

SOBRE A ARTISTA

A prática artística de Lia D Castro (Martinópolis, 1978) oferece uma abordagem à arte que vai além de suas próprias pinturas, textos e instalações. Abrange a complexidade da sociedade e procura construir narrativas e experiências vividas mais significativas e inclusivas que vinham sendo negligenciadas em museus e galerias de arte.

Nos últimos 10 anos, Lia D Castro trabalhou como educadora, profissional do sexo, ativista dos direitos dos transgêneros e ministra palestras antirracismo e anti-transfobia em instituições de arte, bem como em empresas nacionais e multinacionais. Ela também tem interesses em áreas como criminologia do ódio, antropologia, psicologia comportamental e sociologia.

Cheias de significados e ressonâncias, as pinturas de Lia D Castro refletem sobre hierarquias de gênero e raça, história da arte, transfobia e noções tendenciosas de feminilidade, em obras que convidam o espectador a examiná-las de perto. Um possante apelo à ação, enfatizando a importância da representação e da inclusão.

Em 2024, Lia D Castro apresentou duas exposições individuais institucionais – no MASP, em São Paulo, e no Museu Paranaense, em Curitiba. Em janeiro de 2023 teve sua primeira individual “Cumplicidade Refletida” na Galeria Jaqueline Martins, São Paulo – Brasil, e em abril de 2023 “Aqueles que são dignos de serem amados” na Galeria Jaqueline Martins, Bruxelas – Bélgica, com texto curatorial de Mohamed Almusibli. Recentemente, ela participou de exposições coletivas, incluindo “Middle Gate III”, com curadoria de Philippe Van Cauteren em Geel, Bélgica; “Hors de la nuit des normes, hors de l’énorme” ennui com curadoria de Clement Raveu e Valentina d’Avenia no Palais de Tokyo, Paris; “Dos Brasis: Arte e Pensamento Negro” com curadoria de Igor Simões no Sesc, São Paulo; “Art of Treasure Hunt – Women in Tuscany” organizada por Luziah Hennessy em diversos locais como Castello AMA, Castello di Brolio, Borgo San Felice, Colle Beretto, Villa Geggiano – Itália. Em 2022 apresentou a individual “Axs Nossxs Filhxs” no Instituto Çare, São Paulo – Brasil, entre outros. Seu trabalho faz parte de coleções particulares e institucionais, incluindo S.M.A.K. Gante, entre outros.

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