Alunos de Santo André promovem plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica
Os alunos da creche Professora Elisabete Liliam Piccinin, no Jardim Cristiane, em Santo André, vivenciaram uma manhã diferente nesta sexta-feira (6). Isso porque os estudantes participaram do plantio de mudas de diversas espécies no jardim da própria escola. A ação, que integra a programação do Junho Verde em Santo André e faz parte do Plano de Arborização, tem o propósito de reforçar o compromisso da rede municipal com a sustentabilidade e a valorização dos espaços educativos.

Juntamente com os coleguinhas de classe, a aluna Ester Dinis, de 3 anos, aprovou a experiência que promoveu o plantio de mudas de pitanga, jabuticaba, araçá e grumixama. “Foi muito legal. Gostei muito de mexer na terra e agora quero ver essa árvore crescer”, planejou.

Para o secretário de Educação, Pedrinho Botaro, utilizar os espaços da Educação para promover o plantio de mudas derivadas da Mata Atlântica é mostrar na prática o comprometimento da gestão com as questões ambientais e climáticas. “Através das atividades lúdicas, nossas crianças aprendem sobre o valor das áreas verdes dentro e fora da escola, bem como a necessidade de cuidado com o meio ambiente, que é de extrema relevância para o ser humano e a sociedade”.

De acordo com a coordenadora de serviços educacionais, Fernanda Chagas Gomes, a rede municipal realiza constantes avaliações institucionais. “E é a partir dessas análises, que nos permitimos enxergar o todo e identificar possibilidades de melhorias. Contribuir para a área verde do entorno dessa unidade foi uma delas”, destacou.

Plano de Arborização – Entre os objetivos do Plano de Arborização Urbana de Santo André está a conscientização da população sobre a importância das árvores e de melhorar a saúde pública com o estímulo de atividades ao ar livre, interação social e cultural.
“O Jardim Cristiane é uma área com menos arborização. Por isso, como parte do nosso plano, temos programado o plantio de cerca de 200 árvores na região”, informou o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira.
“As crianças são o futuro da nossa geração. Aprender desde tão cedo a importância do meio ambiente é o caminho”, complementou Carla Freitas Affonso, bióloga do DMAV (Departamento de Manutenção de Áreas Verdes).
O Plano de Arborização visa também promover o aumento da cobertura arbórea do município, garantir a escolha de espécies adequadas ao ambiente urbano e ao clima local, favorecendo o refúgio e morada para a fauna, entre outros objetivos.