Anos 90 estão em alta e abrem oportunidades para criadores de conteúdo

Anos 90 estão em alta e abrem oportunidades para criadores de conteúdo

Um verdadeiro refúgio para os amantes da nostalgia dos anos 90, da cultura pop e do entretenimento de televisão. Esse é o Canal 90, criado pelo youtuber Nogy e que viveu, em 2024, seu melhor ano como produtor de conteúdo, atingindo 5 milhões de inscritos e 1,6 bilhão de visualizações. Só em 2024 foram 19 milhões de horas assistidas, um aumento de 30% em relação a 2023. Além disso, o canal expandiu sua influência fora das telas com a criação da Loja 90, a primeira marca de roupas do canal com mais de 50 itens disponíveis para entrega em todo o Brasil.
 

 


Foi também em 2024 que o criador do Canal 90 foi eleito pelo voto popular e júri técnico no Prêmio Ibest como um dos três youtubers que mais se destacaram no ano. O reconhecimento veio, ainda, em forma de parcerias. No ano passado, o Canal 90 fechou contratos com grandes marcas como Honda, Sony Pictures, Vigor, Mercado Livre, e Insider. Destaque também para a campanha beneficente com a Unicef, em parceria com o Castelo Rá-Tim-Bum, que alcançou a meta de levar água limpa para milhares de crianças em apenas duas semanas.

Nogy destaca que o resultado é fruto de um trabalho focado e profissional, que visa consolidar o canal como referência no nicho de nostalgia e cultura pop. Uma das estratégias que suportaram esse crescimento foi o reforço dos formatos de vídeos curtos, como os Shorts no YouTube e os Reels no Instagram, acumulando mais de 50 milhões de views apenas nesses formatos. Este ano, o youtuber pretende ampliar sua atuação no mercado de entretenimento, incluindo o lançamento de uma linha de jogos de tabuleiro com a temática dos anos 80 e 90 e a produção de um espetáculo como o título “Como Eu Sobrevivi aos Anos 90”.

Para o youtuber, mais do que números, o Canal 90 é a prova de que o conteúdo nichado e com capacidade de criar uma comunidade de fãs tem ganhado espaço no mercado digital. “Cada vez mais as marcas e agências estão percebendo que números de seguidores e visualizações são sim importantes, mas estão longe de serem essenciais para o sucesso de uma campanha. A valorização do creator como uma autoridade dentro do seu nicho, a percepção mais ampla de cada segmento e a liberdade na criação dos conteúdos estão sendo fatores primordiais para o crescimento cada vez mais sólido deste mercado”, afirma.
 

Esse fortalecimento de uma comunidade para além das telas, é uma das principais estratégias da Curta, um dos maiores hubs de youtubers da América Latina e que apoia o Canal 90. A ideia da startup é fortalecer a carreira dos criadores de conteúdo, indo além da monetização tradicional por meio de publicidade e trabalhando a marca por meio de diversos caminhos, como licenciamento de produtos, realização de shows, e a aproximação dos fãs com os YouTubers por meio de feiras e outros encontros presenciais.
 

“Não é simplesmente fazer conteúdo, é necessário conhecer seu público, antecipar demandas e tendências e de fato se comunicar com sua comunidade. A Curta é mais que um hub de influenciadores para influenciadores, somos transformadores do setor de marketing de influência e impulsionadores da economia criativa”, explica Pedro Gelli, CEO e co-fundador da Curta.
 

O diferencial da Curta é levar um hub de soluções para o criador de conteúdo, como publicidade, produção e produtos, auxiliando-o de forma 360º. Juntando todos os canais, os criadores da Curta possuem mais de 300 milhões de inscritos e 4 bilhões de visualizações mensais. Em plena expansão, a Curta acabou de inaugurar nova sede e registrou, em 2024, um faturamento de R$ 46 milhões, um crescimento de 156% em relação ao ano anterior. A expectativa para 2025 é um Gross Marketing Value (GMV), ou volume bruto de mercadorias e vendas (na tradução para o português), de R$ 91,5 milhões.

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