Autores do ABC colaboram em obra interdisciplinar disponível gratuitamente online

Autores do ABC colaboram em obra interdisciplinar disponível gratuitamente online

Quatro autores do ABC assinam ensaios na recém-lançada coletânea Fronteiras entre a História e outras Ciências Humanas, publicada pela Paruna Editorial com apoio cultural do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). A obra reúne 17 textos que abordam temas contemporâneos sob diferentes perspectivas das Ciências Humanas e já está disponível gratuitamente em versão digital no site da editora (www.paruna.com.br/ebooks).

Um dos idealizadores e organizadores do livro é Fernando Santos da Silva, de São Caetano, doutor e mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com quatro livros autorais e cinco como organizador, Fernando integra a Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo (RIPHCC) e o IHGSP.

Também de São Caetano, Rodrigo Marzano Munari assina o texto “O governo representativo no Império: olhares sobre as eleições do Brasil oitocentista” (pág. 236). Munari é doutor em História Social pela USP, instituição onde também se graduou e obteve o mestrado. Atua como professor de História na rede municipal de São Caetano.

Mauricio Tintori Piqueira, de Santo André, é coautor do texto “A reserva biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba: entre o reconhecimento internacional e a depredação ambiental (1911–1981)” (pág. 285), ao lado de Santos da Silva e Marcel Mendes. Piqueira é pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Mackenzie, doutor em Ciências Sociais e mestre em História Social pela PUC-SP, onde também se especializou em História, Sociedade e Cultura.

Para encerrar a participação regional, Nelson Albuquerque Junior, também de São Caetano, assina o artigo “A criação literária: o advento da inteligência artificial, a morte do autor e o papel do leitor” (pág. 432). Jornalista, escritor e pós-graduado em Língua e Literatura, Albuquerque Jr. foi coordenador de Literatura da Secretaria de Cultura de São Caetano e cocriador dos projetos Fazer Criativo e Laboratório de Jovens Escritores.

A coletânea destaca a importância do diálogo entre a História e outras áreas das Ciências Humanas, trazendo contribuições relevantes para o pensamento crítico e interdisciplinar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *