Bom Prato de São Bernardo recebe ação do ‘Agosto Lilás’ sobre combate à violência contra a mulher
Palestras da Casa da Mulher Paulista, administradas pela ONG Ficar de Bem, orientam sobre direitos, igualdade de gênero e canais de denúncia
Ação nesta segunda-feira, dia 18, acontece na Unidade Centro do Bom Prato
Divulgação
A Casa da Mulher Paulista de São Bernardo do Campo, administrada pela ONG Ficar de Bem em parceria com a Prefeitura, promove duas ações preventivas nos restaurantes populares Bom Prato da cidade. As atividades acontecem no dia 18, na unidade do Centro (das 11h30 às 13h30), e no dia 22, na unidade Assunção, no mesmo horário, com palestras e bate-papo sobre violência contra a mulher, questões de gênero e canais de denúncia disponíveis.
A iniciativa faz parte do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher. “Nosso objetivo é levar informação para que mais mulheres reconheçam situações de violência e saibam onde e como buscar ajuda”, comenta a gerente de projetos da ONG Ficar de Bem, Sara Gonçalves.
O trabalho de prevenção se torna ainda mais urgente diante do cenário da região. Segundo dados do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), o número de medidas protetivas concedidas a mulheres em situação de violência no Grande ABC cresceu 11% em 2024, totalizando 4.320 decisões – o equivalente a mais de 11 medidas por dia. Em 2023, foram 3.850, e em 2022, 3.256.
“Nosso trabalho não é apenas conter o impacto da violência, mas oferecer às mulheres as ferramentas para reconstruírem suas trajetórias com liberdade, segurança e independência. Precisamos atuar tanto na urgência quanto na transformação”, acrescenta Sara.
A Casa da Mulher Paulista oferece orientação jurídica, atendimento psicossocial, grupos, encaminhamentos para outros serviços atuando no acolhimento e no fortalecimento da autoestima, com o objetivo de ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade a retomarem suas vidas com proteção. A unidade funciona de portas abertas para a população, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e em caso de violência contra à mulher, é necessário ligar para o 153 (Guardiã Maria da Penha – Programa da Guarda Municipal, voltado à proteção de mulheres vítimas de violência doméstica) ou 190 (Policia Militar).
| Serviço Ação da Casa da Mulher Paulista nos restaurantes Bom Prato de São BernardoDatas: 18 de agosto – segunda-feira – das 11h30 às 13h30 – Unidade I – Centro 22 de agosto – sexta-feira – das 11h30 às 13h30 – Unidade II – Bairro AssunçãoSobre Ficar de Bem A ONG Ficar de Bem é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos, que há 36 anos defende os direitos e oferece apoio integral a crianças, adolescentes e suas famílias, além de idosos, mulheres e pessoas em situação de rua, vítimas de violência física, psicológica, sexual e negligência. Fundada em 1988 como CRAMI – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD – pelo pediatra Emílio Jaldin Calderon, a instituição atualmente é presidida pelo empresário Evenson Robles Dotto e conta com núcleos de atuação em Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Com 18 serviços voltados para prevenção, acolhimento e suporte social, além de coordenar o Bom Prato na região do ABC, a ONG mantém parcerias com o poder público – Prefeitura de Santo André, de São Bernardo e Diadema – que possibilitam a ampliação e sistematização do atendimento, rompendo ciclos de violência e promovendo relações de cuidado e respeito. Reconhecida por sua transparência e eficiência, a Ficar de Bem possui certificações e prêmios e é declarada Utilidade Pública em níveis municipal, estadual e federal, atuando conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reafirmando seu compromisso com uma sociedade justa e igualitária. Além disso, a instituição está pelo terceiro ano consecutivo na lista das 100 melhores ONGs do Brasil. |