Casa da Palavra promove ciclo sobre literatura africana

Casa da Palavra promove ciclo sobre literatura africana

Inscrições estão abertas até 17 de junho; encontros acontecerão às quartas-feiras

Santo André, 3 de junho de 2025 – Estão abertas até o dia 17 de junho (terça-feira) as inscrições para o ciclo de leituras “África em palavras”, que acontece na Casa da Palavra Mário Quintana, às quartas-feiras, de 18 de junho a 9 de julho, das 19h às 21h. A atividade se propõe a proporcionar uma viagem pela diversidade e riqueza da literatura africana. As inscrições  podem ser feitas presencialmente ou pelo link  https://forms.gle/TQmkeNAyicUjmtCEA.

Ao longo de quatro encontros, mediados pela escritora Daiane Teixeira, serão exploradas obras de autoras e autores que dão voz às múltiplas realidades do continente, com suas histórias, memórias, lutas e sonhos. Serão lidos em grupo e comentados, os livros “Amkoullel: o menino fula”, de Amadou Hampâté Bâ, e “Uma carta tão longa”, de Mariama Bâ.

Por meio da ficção, da poesia e do testemunho, essas narrativas atravessam fronteiras geográficas e simbólicas, convidam o leitor a repensar temas como identidade, colonização, migração, religião, resistência e pertencimento. O ciclo tem, entre seus objetivos, ser um espaço de escuta, descoberta e diálogo com a potência criativa da África ancestral e contemporânea.

Graduada em Letras pela Universidade Paulista e em Técnico em Museologia pela Escola Técnica Estadual de São Paulo, Dayane Teixeira é uma escritora cearense em busca de reconexões com seus laços ancestrais. É autora dos textos “Corpo-Concha: da oralidade africana em Água Funda, de Ruth Guimarães”, “Narrativas e percursos que ligam Mário de Andrade e Aimé Césaire” e “La parole aux négresses: a experiência da mulher africana como imigrante narrada por Fatou Diome em O Ventre do Atlântico”.

Atua como professora, palestrante e pesquisadora das literaturas africana, negro-brasileira e indígena, ministrando cursos, oficinas e palestras sobre estes temas, além de ser idealizadora do projeto @sy_jigeen, página literária e canal de compartilhamento e promoção destas literaturas. É colunista da Revista Literária Letra Miúda e membro do Coletivo Tradição Viva Amadou Hampâté Bâ, grupo de pesquisadores envolvidos com a pesquisa, ensino e divulgação da oralidade africana, inspiradas pela obra do grande sábio malinês Amadou Hampâté Bâ, em diálogo com as oralidades presentes no Brasil.

Os participantes do ciclo vão precisar levar seus próprios exemplares dos livros. A Casa da Palavra Mário Quintana fica na Praça do Carmo, 171, no Centro.

Serviço

Ciclo de leituras “África em palavras”

Data: 18 de junho a 9 de julho, às quartas-feiras, das 19h às 21h

Local: Casa da Palavra Mário Quintana

Endereço: Praça do Carmo, 171 – Centro

Inscrições de 3 a 17 de junho, presencialmente ou pelo link https://forms.gle/TQmkeNAyicUjmtCEA

Classificação etária: 16 anos

Gratuito


-| Texto: Paola Zanei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *