Como proteger a saúde dos cabelos durante a gravidez
Hidratação e nutrição são aliados das futuras mamães, como mostra Carol Peixinho na reta final da gestação
Instagram @carolpeixinho
A gravidez é uma fase transformadora na vida de toda a mulher. Alterações físicas e emocionais são combinadas com mudanças repentinas até mesmo nos cabelos. As intensas alterações hormonais, típicas do período, impactam diretamente a saúde dos fios, que podem ganhar nova textura, apresentar oleosidade fora do comum, ficarem mais ressecados ou até mais frágeis. Por isso, muitas futuras mamães estão revendo suas rotinas de beleza em busca de equilíbrio e bem-estar capilar.
É o caso da influenciadora e ex-BBB Carol Peixinho, que está na reta final da gestação e compartilhou em suas redes sociais como tem intensificado os cuidados com os fios. Nos seus stories do Instagram, ela revelou apostar em hidratações para devolver os nutrientes e manter o brilho e a vitalidade das madeixas durante esse momento tão especial.
A cabeleireira do Pelle Capelli, Neia Vieira, salão de Santo André, comenta que durante a gravidez há uma alteração no ciclo de crescimento capilar, como aquela fase em que o fio cresce, pode se prolongar, porém, esse “efeito positivo” pode vir acompanhado de ressecamento, quebra e opacidade, especialmente se não houver um cuidado reforçado com a nutrição.
“A gestante deve focar em tratamentos que devolvem água e proteínas aos fios”, explica a especialista. “Máscaras nutritivas com ativos como óleo de argan, manteiga de karité, pantenol e aminoácidos são ótimas aliadas. Além disso, é essencial escolher produtos livres de componentes agressivos”, completa.
Outra dica valiosa da profissional é investir nos cronogramas capilares, que alternam hidratação, nutrição e reconstrução adaptados às necessidades de cada cabelo. “O ideal é montar uma rotina com o apoio de um profissional de confiança, respeitando as restrições da gestação”, reforça Neia.
Além disso, Vieira destaca que cortar as pontas do cabelo a cada dois ou três meses também ajuda a evitar a quebra e manter os fios mais saudáveis alinhados, assim como as massagens capilares relaxantes, como mostrou a Carol Peixinho em sua rede social, que estimula a circulação do couro cabeludo.
Na hora de dormir, alguns cuidados extras também podem evitar danos. “Toucas ou fronhas de cetim reduzem o atrito com o travesseiro, o que diminui a formação de frizz e a quebra. Aplicar óleo vegetal nas pontas antes de dormir também ajuda a manter a hidratação por mais tempo”, finaliza a profissional.