Concerto ‘A Espanha de Dom Quixote’ promete emocionar Teatro Municipal de Santo André

Concerto ‘A Espanha de Dom Quixote’ promete emocionar Teatro Municipal de Santo André

Apresentações gratuitas serão realizadas no sábado, às 19h30, e no domingo, às 11h

 – A Orquestra Sinfônica de Santo André volta ao palco do Teatro Municipal Flavio Florence para a apresentação do espetáculo “A Espanha de Dom Quixote”, neste sábado (24), às 19h30, e domingo (25), às 11h. A exibição terá regência dos maestros Abel Rocha e Marcelo Falcão e participações dos solistas Rafael Cesário e Iberê Carvalho. Um concerto para se perder entre gigantes, amores e a eterna busca por sonhos.

Os bilhetes serão distribuídos com uma hora de antecedência, no saguão do teatro, com o limite de um ingresso por pessoa.

A peça central explora musicalmente as façanhas de Dom Quixote – obra-prima orquestral emocionante de Richard Strauss. O violoncelo do solista Rafael Cesário personifica Dom Quixote, enquanto a viola de Iberê Carvalho representa Sancho. E cada variação descreve uma aventura clássica: o combate contra moinhos de vento, a batalha ilusória contra um exército de ovelhas, diálogos imaginários e o sonho aéreo a bordo de um cavalo de madeira.

“Será um concerto muito legal. Como peça principal do programa, apresentaremos ‘Dom Quixote’, de Strauss, um poema sinfônico maravilhoso para violoncelo solo e orquestra e também a viola solo. Teremos as participações de Rafael Cesário, no violoncelo, e Iberê Carvalho, chefe de naipe aqui da orquestra de Santo André, como viola, contando a história desse personagem tão maluco beleza que é Dom Quixote”, enalteceu o maestro regente Abel Rocha.

A apresentação inclui ainda a Suíte número 1 da ópera Carmen, de Georges Bizet (composta em 1875), combinando paixão, drama e exotismo, com lembranças inclusive à cultura espanhola, como as entradas triunfais dos toureiros nas arenas de tourada. Os presentes ainda terão a oportunidade de acompanhar a releitura contemporânea da lenda quixotesca do compositor brasileiro Eli-Eri Moura, a obra Cavaleiro da Triste Figura.

“Esta obra do Eli-Eri é também uma estreia aqui em Santo André e remete a esse universo de Dom Quixote, Dulcinéia e Sancho Pança”, finalizou o maestro Abel Rocha.

Programa:

Georges Bizet (1838–1875)
Suíte nº 1 da ópera Carmen (1875)

Eli-Eri Moura (1966–)
Cavaleiro da Triste Figura (2006)

Richard Strauss (1864–1949)
Dom Quixote, Op. 35 (1897)

Serviço:

Concerto “A Espanha de Dom Quixote”
Dias: 24/5/2025 (sábado), às 19h30; e 25/5/2025 (domingo), às 11h
Local: Teatro Municipal Maestro Flávio Florence
Endereço: Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André
Ingressos: gratuitos (um por pessoa, distribuídos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *