COOP ganha prêmio nacional com ações de marketing de dados

COOP ganha prêmio nacional com ações de marketing de dados

A utilização consciente e estratégica de informações para tomada de decisões assertivas assegurou à Coop o Prêmio ABEMD 2025, promovido pela Associação Brasileira de Marketing de Dados. Considerado uma das premiações mais relevantes do setor, em sua 31ª edição, o prêmio reconhece as iniciativas mais inovadoras e eficazes em marketing de dados.

Susana Souza, Natasha de Souza Chagas, Celso Furtado e Elisabete Marques

A rede de varejo foi contemplada com o troféu bronze na categoria CRM Data Driven com o case Volta Cooperado, desenvolvido em parceria com a Agência Plusoft. O desafio consistia em reengajar cooperados inativos entre três e oito meses, estimulando-os a retornar às lojas.

Celso Furtado e Elisabete Marques, ao centro, com a equipe da área de Experiência do Cliente

Com o apoio da inteligência artificial, foi possível mapear o tempo de inatividade e identificar clientes com maior chance de recuperação. A partir disso, a Coop personalizou cupons e direcionou campanhas de e-mail e SMS com ofertas exclusivas, de acordo com o perfil de cada consumidor.

“O resultado não poderia ter sido melhor. No varejo alimentar, 61% dos cooperados que usaram o cupom voltaram a comprar e continuam frequentando as nossas lojas. Além disso, o ticket médio deles é 40% superior ao período anterior. A mesma estratégia também foi estendida ao varejo farma, outro pilar comercial da Coop, com resultados que trouxeram excelentes ganhos ao negócio Drogaria”, destaca Elisabete Marques, gerente de Experiência do Cliente.

Esta não é a primeira vez que a Coop é contemplada com o Prêmio ABEMD. Em 2023, conquistou o terceiro lugar no quesito Campanha com uma ação de CRM para promocionar a marca Omo. Na edição de 2021, a rede subiu duas vezes ao pódio. Assegurou o segundo lugar na categoria Programa com a campanha “Cinema Em Casa”  e a terceira colocação na categoria Digital Mobile com a ação Verão Pede Cervejas Especiais.

Na Coop, a área de Experiência do Cliente foi criada para estreitar o relacionamento com cooperados e clientes, oferecendo a eles ofertas personalizadas e iniciativas mais assertivas que proporcionam experiências positivas e uma jornada de compra diferenciada em todos os canais, com resultados na alavancagem de vendas.

Sobre: Com 70 anos de história, cerca de 6 mil colaboradores e 1,1 milhão cooperados ativos, a Coop possui 36 unidades de varejo alimentar, sendo 28 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, 69 drogarias e canais digitais. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.

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