Dia Nacional do Fusca: VW tem condição especial para compra de Certificado de Clássico

Volkswagen do Brasil e milhões de fãs celebram o modelo que ajudou a pavimentar o País;
– Paixão nacional, Fusca teve mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil e segue vivo como símbolo de afeto, memória e conexão entre gerações;
– Como incentivo à preservação, marca oferece 10% de desconto para proprietários de clássicos que solicitarem o Certificado de Clássicos VW entre 20/01 e 20/02;
– Recorde em “Certidões de nascimento” emitidas: Fusca responde por mais de 49% dos Certificados de Clássicos emitidos pela Volkswagen do Brasil.
São Bernardo do Campo (SP), 20 de janeiro de 2026 – É Dia Nacional do Fusca — e a paixão que move gerações merece ser celebrada! Poucos carros ocuparam um lugar tão especial no coração dos brasileiros quanto o Fusca. Um modelo que acompanhou as primeiras aulas de direção de milhões de pessoas, atravessou o País em viagens inesquecíveis e segue presente em histórias transmitidas de afeto e nostalgia.
Para homenagear este ícone e celebrar a paixão nacional pelos clássicos, a Volkswagen do Brasil anuncia uma condição especial: de 20 de janeiro a 20 de fevereiro, todos os clientes que solicitarem o Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen terão 10% de desconto.
A trajetória de sucesso
O Fusca iniciou as operações da Volkswagen no Brasil, em 1953, montado em um galpão no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo (SP). O ícone passou a ser produzido no Brasil a partir de 1959, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e teve papel fundamental no início da motorização do Brasil. Simples, robusto e confiável, o Fusca sempre ajudou a conectar cidades, famílias e sonhos, acompanhando o desenvolvimento do País sobre quatro rodas.
Ao longo de sua trajetória, recebeu evoluções mecânicas e diferentes versões, mantendo sempre sua essência. Com mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil, o Fusca segue tirando sorrisos das pessoas pelas ruas até hoje. Estima-se que cerca de 1,7 milhão de exemplares ainda circulam pelo País, movimentando clubes, encontros, coleções e histórias que se renovam diariamente — prova de sua atemporalidade e de que o modelo permanece presente no dia a dia dos apaixonados.

Garagem Volkswagen e Certificados de Clássicos
A história do Fusca também encontra espaço na Garagem Volkswagen, ambiente dedicado à preservação da memória da marca na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O local reúne 50 veículos em exposição, parte de um acervo completo com mais de 100 modelos históricos — entre clássicos, protótipos e séries especiais — o maior deste tipo mantido por uma montadora no Brasil.
Três exemplares raros de Fusca representam diferentes momentos da trajetória do modelo no País:
Fusca 1986: O mais antigo do acervo da marca no Brasil, saiu diretamente da linha de produção e está entre os últimos fabricados na “primeira fase” do modelo, que foi de 1959 a 1986. Símbolo da longevidade e da presença constante do ícone nas ruas brasileiras;

Fusca 1993 (Fusca Itamar): Unidade marca o retorno do modelo ao mercado nacional, carregado de apelo emocional. Após encerrar sua produção no final de 1986, o Fusca teve um retorno histórico às linhas de montagem em 1993. A decisão, inédita no mundo, ocorreu a partir de uma solicitação do então presidente Itamar Franco, que enxergava na volta do modelo uma oportunidade de cooperação a economia e gerar empregos. A unidade da Garagem VW é justamente o primeiro exemplar fabricado nesta segunda fase de produção. É também o mesmo carro apresentado oficialmente a Itamar Franco durante a cerimônia que marcou o retorno do modelo. Pela narrativa que carrega, seu valor histórico é incalculável.
Como nasce o Certificado de Clássico VW
A base dos Certificados de Veículos Clássicos nasce do vasto arquivo histórico da Volkswagen do Brasil, que reúne registros de produção desde o início das operações da fabricante no País, na década de 1950.
Durante muitos anos, essas informações eram preenchidas à mão em fichas de papel pelos colaboradores na linha de produção. Para garantir a preservação desse patrimônio, o conteúdo foi posteriormente transferido para microfilmes — cada um contendo milhares de fichas — formando um acervo que soma cerca de 6,5 milhões de registros.
A digitalização recente desse material não apenas assegurou sua conservação como também permitiu estruturar a emissão dos Certificados de Clássicos VW. “Quando um cliente solicita o documento, nossa equipe especializada realiza uma busca detalhada pelas informações de cada veículo, em um trabalho praticamente artesanal, dado o rigor e a precisão exigidos. Após a confirmação dos dados, o certificado é emitido, impresso e autenticado com as assinaturas das áreas responsáveis pela guarda e validação histórica das informações — incluindo o Desenvolvimento do Veículo Completo e o Departamento de Imprensa da Volkswagen do Brasil”, explica André Drigo.

Como solicitar o meu Certificado de Clássicos VW
Confira como solicitar o Certificado do seu Clássico VW em três passos:
1 – Solicite o Certificado:
Acesse https://www.volkswagencollection.com.br/ e busque por Certificado de Clássicos. Ao realizar a compra, forneça os dados do modelo VW para o qual você deseja obter o certificado. O veículo deve possuir pelo menos 20 anos e estar registrado em seu nome.
2 – Análise: O time VW irá analisar os dados do seu veículo verificando todas as informações preenchidas.
3 – Finalização: Caso sua solicitação seja aprovada – e os dados do seu Fusca sejam encontrados em nossos arquivos, seu Certificado será emitido e enviado para o seu endereço. Se sua solicitação for reprovada – no caso de não localizarmos as informações – notificaremos você e seu pedido será cancelado e a compra estornada.
Aproveite, compartilhe e tenha um Feliz Dia Nacional do Fusca!