Encontro em São Bernardo reforça luta e direitos da população em situação de rua

Encontro em São Bernardo reforça luta e direitos da população em situação de rua

Evento nesta terça-feira (19) promoveu atividades de afeto e resistência, que seguem ao longo do mês


Divulgação

A ONG Ficar de Bem, dedicada à proteção integral de crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, esteve presente no encontro especial em destaque ao dia 19 de agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, e data que relembra o massacre da Sé, em 2004, marcando a luta por dignidade, direitos humanos e políticas públicas para essa população.

Durante o evento, o debate e troca de experiências reforçou a importância da memória coletiva e da resistência social como auxílio para essas pessoas. “Este encontro foi um espaço de memória, resistência e construção de um futuro mais justo”, comenta a gerente de projetos da Ficar de Bem, Sara Gonçalves. O encontro contou com o Centro Pop, organizações sociais voltadas ao atendimento da pessoa em situação de rua, militantes de movimentos em prol de pessoas em situãção de vulnerabilidade, além do Ariel de Castro Alves, advogado e membro do Conselho Federal da OAB.

Além dessa importante roda de conversa, ao longo do mês, a equipe do serviço especializado da Ficar de Bem segue realizando atividades em diferentes pontos da cidade com os atendidos, incluindo atividades na rua, exercícios de reflexão, encaminhamento para o serviços de atendimento e acolhida, trabalhando com a orientação e garantia dos direitos, sempre com o objetivo de aproximar, acolher e dar voz às pessoas em situação de rua.

Divulgação

“Todos os dias, a equipe permanece nas ruas levando um pouco de dignidade e atenção para essas pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. Importante destacar que cada atendimento é humanizado, ouvindo aquele atendido e tentando entender como podemos ajudá-lo naquele momento e encaminhando aos serviços para garantir a proteção, comenta Sara. 

O SEAS Adulto é um serviço com uma equipe formada por educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos, e realiza busca ativa nos territórios de permanência dessa população, ofertando acesso à rede de Assistência Social e demais políticas públicas. O serviço atua de forma integrada com o Centro Pop, Casas de Passagem, Consultório na Rua, CAPS e outros equipamentos socioassistenciais, funcionando todos os dias da semana e de madrugada em épocas com baixas temperaturas (agosto a setembro).

Sobre Ficar de Bem
A ONG Ficar de Bem é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos, que há 36 anos defende os direitos e oferece apoio integral a crianças, adolescentes e suas famílias, além de idosos, mulheres e pessoas em situação de rua, vítimas de violência física, psicológica, sexual e negligência. Fundada em 1988 como CRAMI – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD – pelo pediatra Emílio Jaldin Calderon, a instituição atualmente é presidida pelo empresário Evenson Robles Dotto e conta com núcleos de atuação em Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Com 18 serviços voltados para prevenção, acolhimento e suporte social, além de coordenar o Bom Prato na região do ABC, a ONG mantém parcerias com o poder público – Prefeitura de Santo André, de São Bernardo e Diadema – que possibilitam a ampliação e sistematização do atendimento, rompendo ciclos de violência e promovendo relações de cuidado e respeito. Reconhecida por sua transparência e eficiência, a Ficar de Bem possui certificações e prêmios e é declarada Utilidade Pública em níveis municipal, estadual e federal, atuando conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reafirmando seu compromisso com uma sociedade justa e igualitária. Além disso, a instituição está pelo terceiro ano consecutivo na lista das 100 melhores ONGs do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *