Festival de Dança da Fundação das Artes comemora 25 anos com programação para diversos públicos
Durante todo o mês de agosto, o Festival de Dança da Fundação das Artes de São Caetano do Sul vai levar ao público uma programação especial comemorativa aos seus 25 anos de atividades. São ações para diversos públicos, de crianças a profissionais da área, alunos da casa, educadores e apreciadores da dança.

As ações ocorrem na Fundação das Artes (unidade Milton Andrade): Rua Visconde de Inhaúma, 730, bairro Oswaldo Cruz, e no Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho: Al. Conde de Porto Alegre, 840, bairro Santa Maria, ambos em São Caetano. Confira a programação pelo site: www.fascs.com.br.
A abertura terá O Lago dos Cisnes – II Ato (2017), com a SP Cia de Dança, no dia 1º de agosto, às 20h, no teatro Paulo Machado de Carvalho. A apresentação tem classificação etária livre e é gratuita. Os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente por meio do site Bilheteria Express.

O segundo ato do icônico balé mostra o encontro do príncipe Siegfried e da princesa Odete, na floresta. Da meia-noite ao amanhecer, ela é a princesa da noite, uma criatura mágica e delicada, que o príncipe deseja amar e proteger. Durante o dia, a rainha dos cisnes: frágil e, ao mesmo tempo, corajosa e protetora do seu grupo.
Na sequência, o espetáculo Casa Flutuante (2024), primeira criação de Beatriz Hack para a São Paulo Companhia de Dança, revela diferentes conceitos de “casa” e suas impermanências na cena. Conduzido por uma trilha sonora eclética, o elenco flutua entre os movimentos propostos pela coreógrafa e desenvolvidos a partir da experiência pessoal de cada um.
25 anos
O Festival de Dança da Fundação das Artes celebra 25 anos de trajetória, reafirmando seu papel como uma das ações artístico-pedagógicas mais relevantes da região do Grande ABC. Organizado pela Escola de Dança da Fundação das Artes, o festival conecta estudantes, artistas e o público em geral, oferecendo uma programação rica e diversa: workshops, residências artísticas, palestras, espetáculos, cine dança, sarau e muito mais.
A história do festival teve início entre 1997 e 1999, com a Semana de Dança da Fundação das Artes, que representou um marco formativo para os alunos da instituição. Em 2000, foi lançada a primeira edição oficial do Festival, já com foco em ampliar o acesso à dança, formar público e promover o intercâmbio com artistas renomados.
Desde então, passaram pelo festival personalidades como Toshie Kobayashi, Miti Warangae, Luis Ferron, Miriam Druwe e Roseli Rodrigues, além de companhias de prestígio como o Balé da Cidade de São Paulo, Balé Teatro Guaíra, Cia de Danças de Diadema e muitas outras.