Grande estreia: VW apresenta primeira temporada do Tiny Desk Brasil
• Versão nacional do icônico Tiny Desk Concerts estreou ontem com episódio protagonizado pelo cantor e compositor João Gomes. Clique aqui e assista no canal do YouTube do Tiny Desk Brasil.
• Primeira temporada do Tiny Desk Brasil, apresentada pela Volkswagen, conta com cinco episódios que estreiam sempre às terças-feiras.
• O território da música é estratégico para a Volkswagen e o Tiny Desk Brasil é mais uma plataforma importante no ano de lançamento do SUV Tera, modelo que já nasceu com DNA musical.
A Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, apresenta a primeira temporada do Tiny Desk Brasil, a versão 100% nacional do icônico Tiny Desk Concerts. O primeiro episódio estreou ontem com o cantor e compositor pernambucano João Gomes e uma banda com formação inédita no canal do YouTube do Tiny Desk Brasil.
Clique aqui e assista no canal do YouTube do Tiny Desk Brasil.
Clique aqui e veja as fotos em alta resolução. Crédito: Fernanda Carvalho.
Estão confirmadas duas temporadas com cinco episódios cada, lançados semanalmente às terças-feiras, sempre no canal do YouTube do Tiny Desk Brasil. A primeira temporada, apresentada pela Volkswagen do Brasil, promete movimentar a cena musical com versões exclusivas, revelações e redescobertas que refletem a diversidade e a riqueza da música nacional.
“A Volkswagen do Brasil acredita no poder da música enquanto linguagem universal que conecta, emociona e cria momentos inesquecíveis e é por isso que estamos tão presentes nesse território. Apoiar o Tiny Desk em sua estreia no Brasil celebra essa conexão, porque o projeto traduz o que mais valorizamos: a autenticidade de encontros musicais, potencializados agora por incríveis vozes brasileiras, e a força das experiências que ficam na memória. É exatamente isso que queremos oferecer aos fãs da nossa marca e da música”, afirma Lívia Kinoshita, diretora de Marketing da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.
O território da música é estratégico para a Volkswagen do Brasil, que já marcou presença nos principais festivais do País, como Rock in Rio, The Town, C6 Fest e Circuito Sertanejo. “Quando surgiu a oportunidade de estarmos no Tiny Desk Brasil, além de representar mais uma importante plataforma para a Volkswagen do Brasil no território da música, também teve o timing perfeito com o ano de lançamento do SUV Tera, que já nasceu com DNA musical e é o grande protagonista para esses episódios. Nós queremos que o SUV Tera acompanhe as memórias de quem vai assistir aos talentos nacionais no Tiny Desk Brasil”, completa Lívia Kinoshita.
No primeiro episódio, João Gomes canta clássicos de sua carreira como “Eu Tenho a Senha” e “Dengo” e aposta no potencial de canções como “Deusa de Itamaracá”. Sete músicos acompanham o artista na experiência sonora intimista que acaba de chegar ao País: Jeovanny Sanfoneiro (sanfona), Michael Pipoquinha (baixo), Kainã do Jêje (bateria), Gilú Amaral (percussão), Chibatinha (guitarra), Pedro Porto (violão) e Nilson Sax (flauta e sax).
O Tiny Desk é um fenômeno musical criado pela NPR em 2008, nos Estados Unidos. O Tiny Desk Brasil é liderado pela Anonymous Content Brazil, responsável pelo licenciamento e pela produção, e pelo YouTube Brasil, responsável pela promoção e distribuição do conteúdo. Com curadoria assinada pelos times da Anonymous Content e Amabis, sob o crivo da própria NPR, o Tiny Desk Brasil segue a tradição do formato original: as atrações são surpresa até o dia em que vão ao ar. Será um mix de artistas consagrados e novos talentos que o público precisa conhecer. Além dos shows, o canal terá entrevistas com os artistas.
SUV Tera tem uma história de conexão com a música
Produzido na unidade da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP), o SUV Tera tem uma trajetória fortemente conectada ao território da música. A história do SUV inédito começou no Rock in Rio 2024, quando foi apresentado em teaser, de forma camuflada, atrás de uma cortina de glass led. A ação despertou a curiosidade do público, que espiava e tentava registrar imagens pelas frestas.
Em 2025, o Novo Tera teve sua avant-première de forma inédita, desfilando pela Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Nesse quesito, a Volkswagen do Brasil inovou mais uma vez ao ser a primeira montadora a revelar um automóvel durante o Carnaval, a maior festa popular do mundo.
O lançamento oficial do Tera foi no C6 Fest, em São Paulo. Em seguida, o modelo brilhou na campanha publicitária “Chegadas”, em parceria com a Netflix, e teve um estande especial no festival The Town.
Sobre a Volkswagen do Brasil
Presente na vida, no coração e na garagem dos brasileiros há 72 anos, a Volkswagen do Brasil é a maior produtora de automóveis do País, com mais de 26 milhões de veículos fabricados, e a maior exportadora do setor automobilístico brasileiro, com mais de 4,3 milhões de unidades embarcadas.
A Volkswagen do Brasil oferece um portfólio completo de veículos que se destacam pela segurança, alta tecnologia, design, conectividade e inovação. No Brasil, a empresa conta com quatro fábricas: Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos os veículos Novo Nivus, Nivus GTS, Polo Track, Novo Virtus e Saveiro; Taubaté (SP), onde são feitos o Tera, Polo Track e Polo; São José dos Pinhais (PR), que fabrica o Novo T‑Cross e Novo Virtus, e a unidade de motores em São Carlos (SP).
A Volkswagen do Brasil conta também com um Centro de Peças e Acessórios em Vinhedo (SP) e 470 concessionárias, abrangendo todos os Estados brasileiros. A Volkswagen está investindo R$ 20 bilhões na Região América do Sul com uma ofensiva de 21 novos veículos até 2028, dos quais sete já foram lançados: Novo T‑Cross, Nova Amarok, Novo Nivus, Nivus GTS, Tera, Golf GTI e Novo Jetta GLI. Em constante evolução tecnológica, a empresa investe permanentemente em mobilidade sustentável, conectividade e digitalização como tópicos estratégicos.
Sobre o Tiny Desk Brasil
O Tiny Desk Concert, projeto musical criado em 2008 nos Estados Unidos pela NPR (National Public Radio) e fenômeno global em conteúdo musical na internet – com mais de 3,5 bilhões de views –, ganhou sua versão oficial 100% brasileira em outubro de 2025. A iniciativa é liderada pela Anonymous Content Brazil, responsável pelo licenciamento e pela produção, em parceria com o YouTube Brasil, responsável pela promoção e distribuição do conteúdo, assim como pelo modelo comercial do projeto. O Brasil é apenas o terceiro país do mundo a ter uma versão própria do Tiny Desk fora dos Estados Unidos, depois de Japão e Coreia do Sul.
Em seus 17 anos de história, o Tiny Desk já apresentou mais de 1 mil shows gravados por grandes nomes da música e veiculados no YouTube. Como o próprio nome sugere, as apresentações acontecem em uma pequena mesa de escritório, ambiente intimista que coloca a música em primeiro lugar, com performances muito mais puras e autênticas que as dos grandes concertos. Entre os nomes que já passaram pelo projeto estão Sting (Police), Taylor Swift, Bono e The Edge (U2), Alicia Keys, Anderson Paak, Tyler the Creator e Billie Eilish, entre tantos outros.
“O Tiny Desk não é um fenômeno por acaso. Ver alguns dos grandes nomes da música em apresentações cruas, muito mais próximas e conectadas com a audiência, é o que o torna tão especial e marca seu sucesso internacional. O Brasil já é o segundo país que mais assiste ao projeto – e faz isso pelo YouTube. Então, nada mais natural que termos uma versão só nossa, que tem a plataforma não apenas como a casa do projeto, mas como um parceiro estratégico”, destaca Bárbara Teixeira, CEO da Anonymous Content Brazil.
Seguindo a proposta do Tiny Desk original, as gravações são realizadas ao vivo, com público presente, dentro do escritório do Google, em São Paulo. A filosofia do formato também está presente na escolha dos artistas convidados, com a qualidade sonora em primeiro lugar, visando a relevância e a excelência musical ao vivo. A curadoria é realizada pelos times de Anonymous Content Brazil e Amabis, junto ao crivo artístico da própria NPR. Já as exibições acontecerão em um canal exclusivo no YouTube.
“O YouTube se consolidou como o epicentro da cultura e a música tem papel fundamental nessa dinâmica. A chegada do Tiny Desk Concerts ao Brasil reforça nosso compromisso em oferecer conteúdo premium e relevante para o público brasileiro, especialmente por meio de um projeto que já se tornou icônico. Estamos animados para amplificar as vozes da nossa rica cena musical e proporcionar aos espectadores brasileiros e globais uma experiência única, diretamente do YouTube, onde a música vive e respira”, revela Sandra Jimenez, diretora de Parcerias de Música para o YouTube na América Latina e US-Latin.