Maria Gal homenageia Carolina Maria de Jesus em figurino do Baile da Vogue

Maria Gal homenageia Carolina Maria de Jesus em figurino do Baile da Vogue

Maria Gal, protagonista do filme ‘Carolina: Quarto de Despejo’, marcou presença no Baile da Vogue, neste sábado, no Rio de Janeiro. A atriz, que interpreta Carolina no longa e que vai atravessar o sambódromo como escritora com a Unidos da Tijuca, escolheu um look-manifesto: peças confeccionadas a partir de matérias e texturas que remetem ao universo de Carolina Maria de Jesus, em um gesto de memória, afirmação e sofisticação simbólica. Assinado pela estilista Agatha Lacerda, a roupa reforça a relevância e importância da escritora no cenário cultural.

A escolha dialoga diretamente com o Copacabana Palace, espaço histórico onde Carolina esteve em 1961, durante o lançamento de seu livro no Rio de Janeiro. Mais do que um endereço icônico, o hotel representa um ponto de virada: o mesmo lugar onde Carolina serviu passa a ser também o espaço onde sua obra foi celebrada.

“Carolina foi uma potência da literatura brasileira, mas além de ser uma escritora de extrema sensibilidade, foi uma mulher à frente de seu tempo em outras áreas da sociedade. Sempre teve um olhar político, social e uma admiração pela moda. Em fotos da época, é possível vê-la, ainda nos tempo em que morava na favela e quando alcançou o auge do sucesso com sobreposições, acessórios e vestimentas que também criava. Conforme sua vida foi melhorando, ela continuou atenta às tendências e sempre se vestiu de forma muito elegante.  A minha escolha para a noite do Baile traduziu essa potência feminina que ainda se faz tão importante na atualidade’, explica Maria Gal.

Sobre o filme ‘Carolina – Quarto de Despejo’ – Título provisório 

Dirigido por Jeferson De, com roteiro de Maíra Oliveira e produção de Clélia Bessa, o longa é uma adaptação do livro ‘Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada’ e explora aspectos menos conhecidos da autora: o afeto, os desejos, a vaidade, a maternidade e sua consciência política. A narrativa utiliza trechos de seus diários como base de uma trama mais complexa. Não se trata de biografia. O recorte vai do momento da escrita do livro até sua publicação.

Protagonizado por Maria Gal, que dá vida a Carolina Maria de Jesus, a produção conta ainda com Raphael Logam, Clayton Nascimento, Liza Del Dala, Carla Cristina Cardoso, Ju Colombo, Caio Manhente, Jack Berraquero, Fabio Assunção, Alan Rocha, Thawan Lucas e grande elenco. O filme é uma produção da Move Maria, Raccord Produções e Buda Filmes, com coprodução da Globo Filmes e distribuição da Elo Studios.

As gravações aconteceram no Rio de Janeiro, em novembro e dezembro de 2025 em locações como na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), no bairro do Recreio dos Bandeirantes, e nos Estúdios Quanta Rio de Janeiro, onde a equipe de arte, liderada por Billy Castilho, reproduziu a Favela do Canindé dos anos 1950 em um cenário de mais de 400m². Além do minucioso trabalho de arte, o cenário também contou com dois painéis de led com 12x5cm e 4x3cm, que estamparam ora o horizonte de São Paulo, ora uma outra perspectiva da favela do Canindé e ajudaram a dar profundidade e ainda mais realismo ao cenário. Juntos, a favela e os telões de LED ocuparam mais de 700m². O filme ainda terá cenas gravadas na Marquês de Sapucaí, durante o desfile da Unidos da Tijuca, que terá Carolina Maria de Jesus como enredo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *