Oficina em São Caetano sobre como produzir um curta-metragem tem inscrições abertas; aulas serão nos dias 11 e 14 de novembro

Oficina em São Caetano sobre como produzir um curta-metragem tem inscrições abertas; aulas serão nos dias 11 e 14 de novembro

A equipe técnica do curta-metragem Valsa Para Maria Domingas vai oferecer a oficina “Produzindo um curta-metragem de baixo orçamento – aprenda a transformar boas histórias em curtas-metragens mesmo com o orçamento limitado”, nos dias 11 e 14 de novembro, das 16h às 18h, no auditório da Secretaria de Cultura (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, bairro Santa Paula), em São Caetano do Sul. A participação é gratuita, com inscrição prévia pelo Google Forms. O link também está disponível na BIO do perfil de Instagram @valsacurta. A oficina conta com intérprete de Libras.

Serão abordadas as etapas de pré-produção, produção e pós-produção de uma obra audiovisual, com foco em criatividade e soluções simples. A ideia é compartilhar conhecimentos práticos, acessíveis e replicáveis, mostrando como é possível criar narrativas potentes mesmo com recursos limitados.

O projeto “Valsa para Maria Domingas” foi contemplado pelo Edital nº 9/2025, de fomento a produções culturais inéditas, com recursos do Fundo Municipal de Cultura, publicado pela Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul e pelo Conselho Municipal de Política Cultural. 

O curta-metragem Valsa para Maria Domingas tem duração estimada de 12 minutos e roteiro original de Eugênia Santana. Parte de memórias familiares e afetivas para contar uma história sensível e potente sobre uma mulher operária da década de 1970 em São Caetano do Sul — inspirado em figuras femininas que sustentaram sozinhas seus lares, trabalhando em fábricas como a Confab e as Indústrias Matarazzo.

A narrativa acompanha uma noite na vida de Maria Domingas, operária da indústria química, que ao fim de um exaustivo expediente decide adiar o caminho de volta para casa e entra em um boteco de bairro. Lá, entre conflitos de gênero, desabafos e pequenos gestos de afeto com um senhor que misteriosamente a respeita, ela experimenta, talvez pela primeira vez em muito tempo, a possibilidade de existir, para além da dor, solidão e deveres domésticos. 

O lançamento do curta está previsto para o primeiro semestre de 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *