ONG Ficar de Bem participa de evento pelos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

ONG Ficar de Bem participa de evento pelos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
Encontro em Mauá reuniu especialistas e profissionais em debate sobre os avanços e desafios na defesa dos direitos da infância e adolescência
Na última segunda-feira, a ONG Ficar de Bem, instituição voltada à proteção integral e à defesa dos direitos de crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, participou de um encontro especial em Mauá que celebrou os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A ação, promovida pela Defensoria Pública em parceria com a Prefeitura da cidade, reuniu profissionais da saúde, assistência social, judiciário e a comunidade, com o objetivo de reforçar o compromisso com a proteção integral da infância e adolescência.
Com uma programação voltada à reflexão e ao fortalecimento das políticas públicas, o evento contou com palestras de grandes nomes da área, como o advogado e defensor de direitos humanos Dr. Ariel de Castro Alves, que abordou o tema “35 anos do ECA: conquistas e desafios”, e a superintendente da Ficar de Bem, Melissa Terron, que trouxe o tema “Experiências práticas na garantia de direitos”.
Dr. Ariel de Castro Alves e Melissa Terron, da ONG Ficar de Bem
A participação da ONG Ficar de Bem reafirma a importância de ações integradas na defesa dos direitos previstos pelo ECA. “É fundamental lembrar que a proteção das crianças e adolescentes é uma prioridade. Fazer valer o Estatuto da Criança e do Adolescente é responsabilidades de todos”, destacou Melissa.
Sobre Ficar de Bem A ONG Ficar de Bem é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos, que há 36 anos defende os direitos e oferece apoio integral a crianças, adolescentes e suas famílias, além de idosos, mulheres e pessoas em situação de rua, vítimas de violência física, psicológica, sexual e negligência. Fundada em 1988 como CRAMI – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD – pelo pediatra Emílio Jaldin Calderon, a instituição atualmente é presidida pelo empresário Evenson Robles Dotto e conta com núcleos de atuação em Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Com 18 serviços voltados para prevenção, acolhimento e suporte social, além de coordenar o Bom Prato na região do ABC, a ONG mantém parcerias com o poder público – Prefeitura de Santo André, de São Bernardo e Diadema – que possibilitam a ampliação e sistematização do atendimento, rompendo ciclos de violência e promovendo relações de cuidado e respeito. Reconhecida por sua transparência e eficiência, a Ficar de Bem possui certificações e prêmios e é declarada Utilidade Pública em níveis municipal, estadual e federal, atuando conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reafirmando seu compromisso com uma sociedade justa e igualitária. Além disso, a instituição está pelo terceiro ano consecutivo na lista das 100 melhores ONGs do Brasil. |