Pesquisa: Dia dos Pais deve movimentar mais de R$ 78 milhões no ABC

Pesquisa: Dia dos Pais deve movimentar mais de R$ 78 milhões no ABC

Se antes o Dia dos Pais era apenas mais uma data no calendário de compras, hoje ele se revela um momento de afeto e de mercado. O papel da paternidade tem se transformado mais afetivo, mais presente, mais emocional. E essa mudança aparece nas vitrines, nos gestos de quem presenteia e até nas estatísticas. A pesquisa do CIM – Centro de Inteligência da Strong Business School, em parceria com a ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André), mostra que o Dia dos Pais de 2025 deve movimentar R$ 78,15 milhões no Grande ABC, um crescimento de 5,2% em relação ao ano anterior.

“Neste Dia dos Pais, o consumidor mantém a confiança em alta, o que deve impulsionar significativamente o varejo local. Isso reforça ainda mais a importância de os comerciantes intensificarem suas estratégias de vendas, especialmente diante da crescente preferência dos entrevistados pelas compras físicas”, declara Evenson Robles Dotto, presidente da ACISA.

Em relação à renda familiar, 37,3% dos entrevistados declararam renda familiar entre 2 e 5 Salários Mínimos e outros 26,6% entre 5 e 10 salários mínimos. Cerca de 67% dos entrevistados têm entre 20 e 45 anos, o que representa um público jovem, economicamente ativo e sensível ao preço. A presença feminina domina as respostas: 72,2% dos entrevistados são mulheres, historicamente as maiores responsáveis pelas compras em datas comemorativas.

O ticket médio por presente saltou para R$ 262, alta de 31,8% em relação ao ano anterior. Já o gasto total planejado por consumidor chegou a R$ 297, com média de 1,5 presente por pessoa. A maior parte dos consumidores (53,8%) pretende gastar o mesmo valor do ano passado, mas 35,4% estão dispostos a ultrapassar a barreira dos R$ 200 por item.

Segundo o coordenador técnico da pesquisa, professor Luciano Schmitz, o resultado é reflexo direto do contexto econômico. “Apesar do consumo ainda ser seletivo, há sinais positivos no varejo. A renda real média teve leve alta e a taxa de desemprego segue em queda. Isso impacta diretamente no humor de compra da população”, afirma o professor da Strong Business School.

Entre os homenageados da data, o destaque continua sendo os pais (52,5%), mas cresce a atenção a tios, padrinhos (21,6%) e avôs (9,4%), refletindo novos arranjos afetivos e familiares. Esposos também aparecem com 6,7% das intenções.

Na escolha do presente, o preço ganhou importância, com 23,9% das respostas, alta de 11 pontos percentuais em relação a 2024, enquanto a qualidade caiu para 17,1%, recuo de 28%. Vestuário segue na liderança (43%), mas perdeu força. Já a categoria de perfumaria e cosméticos saltou 123,4% e agora ocupa o segundo lugar nas preferências (25,7%).

O modo de pagamento também mudou. O PIX agora empata com o cartão parcelado, cada um com 25,1% da preferência, evidenciando um movimento do consumidor de controlar os gastos sem abrir mão do afeto.

Já o local de compra continua sendo, majoritariamente, o shopping center (39%), que teve crescimento de 22% em relação a 2024. O comércio de rua vem logo atrás, com 32%, e o comércio online avançou para 27,4% das preferências,um salto de 6 pontos percentuais.

Em Santo André, cidade com maior participação na amostra (46,5%), a previsão é de R$ 24,7 milhões em movimentação. Metade dos consumidores pretende fazer as compras no próprio município, o que reforça a importância do comércio local como motor da economia regional.

“É uma data que não tem o mesmo apelo emocional do Dia das Mães, mas que, nos últimos anos, vem ganhando força como oportunidade de aproximação familiar e reconhecimento. E isso aparece na disposição de gastar um pouco mais, mesmo em tempos de cautela”, conclui Luciano Schmitz.

No fim das contas, o Dia dos Pais em 2025 promete ser marcado por um consumo mais diferenciado aqueles que têm um papel fundamental , insubstituível nas vida dos filhos.

Sobre a Strong Business School – faculdade negócios com mais de 25 anos de comprometimento com a educação, e 4 campi na grande São Paulo ( Santo André, Santos, Osasco e Alphaville ) é conveniada pela FGV. Em nossos quadros há professores Phds, pesquisadores internacionais, centros de estatística e convênios com as maiores universidades da Europa e Estados Unidos e convênios com as principais faculdades nos EUA, Europa e Ásia.

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