Plantio no Parque do Pedroso marca início do Projeto Águas da Mata em Santo André

Plantio no Parque do Pedroso marca início do Projeto Águas da Mata em Santo André

Ação também celebra o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro

 – A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), deu início às atividades do projeto “Águas da Mata – conectando educomunicação e ciência cidadã na proteção das Unidades de Conservação Andreenses”, com um plantio no Parque Natural do Pedroso. A ação ocorreu na manhã desta terça-feira (30) e marca também a celebração do Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro.

“Este projeto inédito reforça o compromisso de Santo André com a conservação ambiental e a gestão sustentável dos nossos recursos hídricos, tornando os nossos jovens protagonistas neste processo. Ao plantarmos árvores hoje e estimularmos a participação social nas questões ambientais, plantamos também a esperança e o compromisso com um futuro mais verde e sustentável para todas as gerações”, comenta o prefeito Gilvan Ferreira.

A atividade contou com a presença de alunos da Escola Estadual Educador Pedro Cia, localizada no Parque Miami, além do secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos. “Hoje vocês têm a experiência não só de plantar, mas de deixar a marca de vocês aqui neste espaço. Essas árvores têm um potencial muito grande de captar o que a gente chama de gás de efeito estufa, contribuindo para minimizar as mudanças climáticas”, disse o secretário.

Antes do efetivo plantio, o grupo de alunos percorreu a trilha ambiental até a segunda torre do antigo teleférico, onde mudas de espécies da Mata Atlântica, como cambuci, cereja-do-rio-grande, pitanga, babosa-branca e manacá-de-cheiro ganharam um novo local. Ao longo do caminho, os estudantes aprenderam sobre a história do parque e a sua importância para a biodiversidade, os recursos hídricos e a regulação do microclima.

Também já estão programados os próximos encontros com os alunos da E.E. Pedro Cia e estudantes da E.E. Senador Lacerda Franco, de Paranapiacaba. Além disso, haverá encontros para formação com os professores.

O projeto Águas da Mata é uma iniciativa da autarquia, com financiamento do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), que terá duração de dois anos. Serão realizadas ações de sensibilização e educação ambiental voltadas às escolas e aos moradores do entorno das unidades de conservação sob gestão municipal – Parque Natural do Pedroso e Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba –, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos, a biodiversidade e a melhoria da qualidade ambiental local.

As atividades propostas vão envolver jovens e adultos em vivências nas unidades de conservação por meio da educomunicação e ciência cidadã, com foco na co-participação do público na produção de informações científicas e empíricas, de acordo com a realidade de cada território e relação dos participantes com as UCs andreenses.

No total, serão investidos cerca de R$ 1,6 milhão entre recursos do fundo estadual e verba própria do Semasa. O Fundo Estadual de Recursos Hídricos está vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo e tem o objetivo de fomentar a Política Estadual de Recursos Hídricos, por meio do financiamento de programas e ações na área de recursos hídricos, proteção dos corpos d’água e de bacias hidrográficas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *