Programa CultSanca em Ação realiza workshop sobre práticas de cerimonial e protocolo
Nesta quarta-feira, 24 de setembro, aconteceu mais uma etapa do programa “CultSanca em Ação: capacitação e desenvolvimento”, iniciativa da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que oferece oficinas e palestras voltadas à formação e ao desenvolvimento profissional de gestores e funcionários da área cultural, assim como a interessados de outros setores do Poder Público.

Foi realizado um workshop na sede da Secretaria de Municipal de Cultura sob o tema: Práticas de cerimonial e protocolo, com a cerimonialista da Prefeitura de São Caetano, Adriana Banin.
Nas palavras da secretária municipal de Cultura, Camila Zanon: “O mais importante que a Adriana nos entrega aqui hoje, além de tudo o que trouxe a respeito da história, teoria e prática do cerimonial, é agir com serenidade, bom senso e se cercar do maior número de informações possível para recepcionar adequadamente as pessoas e conduzir bem um evento. Estamos abertos a sugestões para os próximos encontros do programa CultSanca em Ação, para seguirmos ampliando saberes, abrindo novos caminhos e conquistando oportunidades.”
Adriana Banin, que é jornalista especializada em Cerimonial e Mestre de Cerimônias, tem 24 anos de experiência na área: 17 atuando na Câmara Municipal e os últimos 11 na Prefeitura de São Caetano. Ela explanou sobre as origens das práticas de cerimonial e de boas maneiras na história da humanidade, as competências básicas de um cerimonialista, a sequência padrão de uma solenidade ou evento e conceitos como precedência, lugares de honra para anfitriões e convidados, posicionamento e hasteamento de bandeiras:

“Tudo o que demanda organização, o cerimonial tem de estar junto. Se eu vou receber pessoas, então preciso saber organizar um evento, seguir um roteiro, conhecer a ordem de precedência de fala, designar os lugares à mesa. Entre outras atribuições, o cerimonialista precisa saber identificar e apresentar as pessoas corretamente, em especial os chefes de Estado e representantes de instituições, públicas ou privadas. Além disso, é preciso ter um conhecimento geral sobre as circunstâncias, o contexto, qual o propósito de determinado evento que demanda determinada formalidade”, explica Adriana.
CultSanca em Ação
O programa CultSanca em Ação foi criado com o objetivo de qualificar os profissionais da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul, com temáticas que propõem desenvolver uma atuação mais eficiente, inovadora e inclusiva. A cada edição, tem buscado ampliar o alcance da formação a outros entes da administração direta e indireta que, de forma transversal, também dialogam com as políticas culturais do município.
Em atendimento ao Plano Municipal de Cultura (Lei 6.250/2024), as atividades do programa CultSanca em Ação são ministradas por especialistas convidados, por área temática, promovendo a troca de experiências e a aplicação prática dos conhecimentos.