Projeto do Colégio Singular incentiva conexão digital saudável para a garotada nas férias
Com o avanço da tecnologia e o uso crescente de telas por crianças e adolescentes, muitas famílias têm enfrentado dificuldades em estabelecer limites saudáveis. Pensando nisso, o Colégio Singular, com nove unidades localizadas na região do Grande ABC, lançou neste ano o Projeto Conexão Consciente.

De acordo com Giselle Cruz, diretora do Liceu Monteiro Lobato, as férias escolares representam um dos períodos mais críticos. “A superexposição às redes sociais, a comparação constante e o excesso de estímulos podem prejudicar o desenvolvimento dos jovens, afetando aspectos como autoestima, qualidade do sono, criatividade e habilidades de convivência no mundo real”, alerta.
Mais do que apenas alertar sobre os riscos, o projeto propõe alternativas práticas para promover uma relação mais equilibrada com a tecnologia. A iniciativa convida os estudantes a vivenciarem momentos de desconexão e reconexão: com o outro, com o tempo livre, com o tédio criativo, com a natureza e com o afeto.
Ao longo do ano, as unidades do colégio têm realizado encontros com especialistas, reforçando a parceria entre escola e família e contribuindo para a criação de um ambiente emocionalmente seguro para os alunos. Entre os mais recentes estão: Férias e Redes Sociais: Riscos Invisíveis no Mundo Digital dos Jovens. O que fazer?; Conexão Consciente: o uso inteligente das tecnologias; A adolescência e o impacto das redes sociais e Como educar filhos nativos digitais para serem felizes no mundo real.
Sobre o Singular: a rede de ensino Singular foi fundada há 59 anos, é a maior escola do Sistema Anglo do Brasil e seu material didático é utilizado da Educação Infantil ao Ensino Médio. A rede também oferece cursos preparatórios para o vestibular, por meio do Singular Anglo. Nos cursos regulares, o projeto pedagógico contempla dentre as várias disciplinas a posse responsável dos animais; empreendedorismo; educação financeira; o projeto STEAM que integra as áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática; escola interna de idiomas e High School, que permite a dupla certificação do Ensino Médio por meio de uma parceria com a University of Missouri.