Projeto Especial da São Paulo Escola de Dança segue temporada do espetáculo “Rostos de Janus” em Diadema e na capital paulista 

Projeto Especial da São Paulo Escola de Dança segue temporada do espetáculo “Rostos de Janus” em Diadema e na capital paulista 

A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, traz “Rostos de Janus” em duas novas apresentações, na Fábrica de Cultura de Diadema e na capital paulista, no CEU Taipas Profª Maria Beatriz Nascimento. As apresentações acontecem nos dias 17 e 23 de setembro, respectivamente. Coreografada por Vinicius Anselmo, a obra é protagonizada pelo Projeto Especial, composto por estudantes dos Cursos Regulares da SPED. Para abrir os espetáculos, será apresentado “E Assim Foi…”, de Anselmo Zolla. Os ingressos começarão a ser distribuídos gratuitamente uma hora antes de cada espetáculo.   

ROSTOS DE JANUS, de Vinícius Anselmo_São Paulo Escola de Dança_foto SilviaMachado

Na Fábrica de Cultura de Diadema, no dia 17 de setembro, a apresentação será realizada às 15h. Na semana seguinte, no CEU Taipas Profª Maria Beatriz Nascimento, o espetáculo acontece no dia 23 de setembro, com duas sessões, a primeira às 10h e a segunda às 14h.  

Com inspiração na filosofia e psicologia, “Rostos de Janus” mergulha na complexidade da identidade e do pertencimento. A coreografia utiliza a técnica da dança contemporânea, em diálogo com elementos clássicos e modernos, conduzindo o espectador a reflexões sobre a multiplicidade de cada sujeito e as formas como diferentes facetas se manifestam no convívio coletivo.

ROSTOS DE JANUS, de Vinícius Anselmo_São Paulo Escola de Dança_foto SilviaMachado

A coreografia “E Assim Foi…”, que completa o programa das apresentações, cria uma fábula por meio do movimento, mostrando as transformações que ocorrem em indivíduos e comunidades ao se conectarem com o outro e com o novo. Ambas as obras narram histórias sobre vínculos e autoconhecimento, como conta Inês Bogéa, diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança. “Cada uma à sua maneira, as coreografias refletem questões fundamentais sobre identidade, convivência e transformação. Esses temas dialogam diretamente com o espírito do nosso tempo”, ressalta.

ROSTOS DE JANUS, de Vinícius Anselmo_São Paulo Escola de Dança_foto SilviaMachado

“Rostos de Janus”

A coreografia “Rostos de Janus” está em temporada durante todo o ano de 2025, em circulação em vários locais no estado de São Paulo. A estreia aconteceu na Estação Motiva Cultural, em maio deste ano. Além de mostrar ao público a produção artística desenvolvida na São Paulo Escola de Dança, o tour de apresentações oferece aos estudantes dos Cursos Regulares a experiência de uma vivência profissionalizada na área. Isso começa desde a seleção para participar do Projeto Especial, a partir de audições, antes do início de ensaios e processos coreográficos. 

“Rostos de Janus” é um projeto contemplado na Política Nacional Aldir Blanc, via edital Fomento CultSP PROAC Nº23/2024  —  Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. 

Serviço

Projeto Especial da São Paulo Escola de Dança apresenta Rostos de Janus

Fábrica de Cultura de Diadema: 17 de setembro, às 15h. 

Endereço: rua Vereador Gustavo Sonnewend Neto, 135 – Centro, Diadema – SP. Distribuição de ingressos a partir das 14h.

CEU Taipas Profª Maria Beatriz Nascimento: 23 de setembro, com sessões às 10h e às 14h

Endereço: rua João Amado Coutinho, 240 – Conj. Res. Elisio Teixeira Leite, São Paulo – SP. Distribuição de ingressos a partir das 9h e às 13h. 

SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA

Criada por meio do Decreto Estadual nº 66.412/2021, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora e professora. A SPED é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco na valorização da pluralidade. Seu objetivo é o de proporcionar a construção do conhecimento no campo da dança, entendendo a diversidade de corpos e estéticas como premissas da formação e profissionalização dos estudantes a fim de ampliar a possibilidade de sua inserção no mercado de trabalho. A estrutura pedagógica tem 4 eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que promovem o acesso à linguagem da dança para a população em geral; Cursos de Extensão Cultural, que contribuem para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.

DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA Inês Bogéa é uma líder multifacetada na dança e na educação, com vasta experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto. Desde 2008, atua como diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já dirigiu mais de 1.300 espetáculos em 20 países e recebeu 8 prêmios, certificações e indicações nacionais e internacionais. É diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, que se destaca pela inclusão social e formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de vulnerabilidade social. Colaboradora regular em veículos como a Revista Concerto, é cocriadora da coluna ‘Dança em Diálogo’. Na área acadêmica, leciona na USP e na FURB. Foi responsável por iniciativas inovadoras, como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP e a Mostra Internacional de Dança de SP, em parceria com o Itaú Cultural. Reconhecida com a Medalha Tarsila do Amaral, foi também nomeada pela Critic’s Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chavalière de L’Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *