Quando o ambiente vira experiência e transforma consumo em conexão
Estratégias de design transformam espaços em vivências marcantes e fortalecem o vínculo entre a marca e o cliente
A ambientação deixou de ser um detalhe secundário em lojas e restaurantes para se tornar um diferencial estratégico na disputa pela atenção dos consumidores. Cada escolha, do mobiliário à iluminação, é desenvolvida para transmitir identidade e criar experiências que fidelizam os clientes em um cenário de concorrência intensa no varejo e na gastronomia.

A percepção de valor associada ao ambiente faz diferença na decisão de compra. A combinação de estética, conforto e funcionalidade amplia o tempo de permanência e fortalece a lembrança da marca. Para o fundador da Sterna Café, Deiverson Migliatti, a ambientação é parte essencial do negócio. “As pessoas não buscam apenas um produto, elas querem viver uma experiência. Quando entram em uma de nossas lojas, queremos que sintam a atmosfera da marca, que se conectem com ela e levem essa memória para além do consumo imediato”, diz.

Nas unidades da Sterna, o ambiente faz parte da narrativa visual. Poltronas feitas de sacas de café trazem autenticidade e criam um espaço instagramável, convidando os clientes a registrar e compartilhar a experiência. Grafites e outras intervenções artísticas complementam a proposta, reforçando a ideia de que o café é mais do que uma bebida, é parte de um estilo de vida. “O ambiente precisa traduzir a nossa essência. A arte, o mobiliário e os detalhes não são apenas decoração, fazem parte da linguagem da marca”, explica Silvana Buzzi, CEO da Sterna.
A executiva reforça ainda que, no caso da Sterna, cada detalhe amplia o conceito de que o café também é cultura e convivência. “O design planejado para despertar sensações aumenta o alcance da marca e transforma espaços comerciais em pontos de encontro, prova de que, em negócios, a experiência vale tanto quanto o produto”.
“A ambientação bem planejada reúne elementos-chave que atuam em conjunto para criar impacto imediato no consumidor. Iluminação adequada, materiais que transmitam autenticidade, sons que conversam com o perfil do público e a disposição dos móveis são pontos determinantes. Texturas, aromas e até a paleta de cores contribuem para despertar sensações, tornando a visita ao espaço mais envolvente”, explica Migliatti.
Entre as principais dicas para construir esse tipo de atmosfera está o alinhamento entre conceito e experiência. “Um restaurante pode valorizar elementos culturais ou regionais para reforçar a sua essência, enquanto uma loja de moda deve priorizar a disposição que favoreça a circulação e a experimentação. Apostar em áreas instagramáveis, como no caso da Sterna, é outro recurso eficiente para gerar engajamento, mas o ambiente precisa ser funcional e confortável”, ressalta a CEO.
Para os especialistas em varejo e food service, a ambientação é um ativo que impacta diretamente os resultados financeiros. “A lógica é simples: ambientes planejados aumentam o desejo de consumo, fortalecem a conexão emocional e criam diferenciação em mercados competitivos e até saturados”, finaliza Deiverson.
Sterna Café – A Rede Sterna Café surgiu da união do amor pelo café de seu fundador, Deiverson Migliatti, a todo conhecimento adquirido em 3 voltas ao mundo e mais de mil cafeterias visitadas em 72 países. Foi nessa jornada de sabores, culturas e o conhecimento de diferentes técnicas e métodos de extração que Deiverson percebeu que o mundo inteiro toma café brasileiro enquanto aqui faltava algo especial, em formato democrático. O nome da rede remete à sterna, ave migratória considerada a que mais viaja no mundo, referência direta às descobertas adquiridas nas viagens.
Hoje a rede é a maior de cafeterias premium com cafés gourmet do Brasil, que utiliza 100% de grãos especiais e diversos métodos de extração. Outro diferencial é o de oferecer mensalmente um café especial brasileiro e de algum lugar do mundo, ação conhecida como “Grão Visitante”. A Sterna concentra mais de 80 unidades distribuídas em 9 estados brasileiros e tem a meta de alcançar 300 até 2028. Todas as lojas são instagramáveis e a visita proporciona uma verdadeira imersão ao fascinante mundo do café. @sternacafe