‘Saúde no Prato’ leva orientações sobre alimentação segura ao Bom Prato de São Bernardo
Ação da ONG Ficar de Bem, em parceria com o Núcleo de Vigilância em Saúde, orienta população sobre rotulagem nutricional e boas práticas de conservação de alimentos
Divulgação/ Bom Prato
A unidade do Bom Prato do Centro de São Bernardo do Campo, administrado pela ONG Ficar de Bem, recebe no próximo dia 11 de setembro, das 11h30 às 13h30, a ação “Saúde no Prato”, realizada em parceria com o Núcleo de Vigilância em Saúde (NEVS). A iniciativa tem como objetivo promover a educação em saúde alimentar para o público atendido pelo restaurante, com foco em temas como as novas regras de rotulagem nutricional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), formas adequadas de conservação dos alimentos e o acondicionamento correto em geladeiras.
Durante a atividade, os agentes realizam orientações coletivas e individuais, utilizando rótulos de produtos alimentícios e uma mini geladeira como materiais práticos de demonstração. A proposta é aproximar a população das informações e reforçar a importância de escolhas alimentares mais conscientes, seguras e saudáveis.
Para Karina Marcondes, assistente social do Bom Prato, unidades do ABC Paulista, a parceria reforça a missão social do serviço na região. “Nosso papel vai além de garantir refeições nutritivas e acessíveis todos os dias. Também buscamos oferecer informação e acolhimento, ajudando as pessoas a cuidarem da saúde no dia a dia. Essa ação é uma forma de empoderar os nossos usuários para que façam escolhas mais seguras e que previnam doenças”, alerta.
Serviço ‘Saúde no Prato’ do Bom Prato de São Bernardo, administrado pela ONG Ficar de Bem Data: 11 de setembro de 2025 – quinta-feira Horário: das 11h30 às 13h30 Local: Bom Prato de São Bernardo – Av. Nicolau Filizola, Centro – SBC/SPSobre Ficar de Bem A ONG Ficar de Bem é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos, que há 36 anos defende os direitos e oferece apoio integral a crianças, adolescentes e suas famílias, além de idosos, mulheres e pessoas em situação de rua, vítimas de violência física, psicológica, sexual e negligência. Fundada em 1988 como CRAMI – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD – pelo pediatra Emílio Jaldin Calderon, a instituição atualmente é presidida pelo empresário Evenson Robles Dotto e conta com núcleos de atuação em Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Com 18 serviços voltados para prevenção, acolhimento e suporte social, além de coordenar o Bom Prato na região do ABC, a ONG mantém parcerias com o poder público – Prefeitura de Santo André, de São Bernardo e Diadema – que possibilitam a ampliação e sistematização do atendimento, rompendo ciclos de violência e promovendo relações de cuidado e respeito. Reconhecida por sua transparência e eficiência, a Ficar de Bem possui certificações e prêmios e é declarada Utilidade Pública em níveis municipal, estadual e federal, atuando conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reafirmando seu compromisso com uma sociedade justa e igualitária. Além disso, a instituição está pelo terceiro ano consecutivo na lista das 100 melhores ONGs do Brasil. |