Semana do Meio Ambiente: Shopping Metrópole recicla 94% dos resíduos gerados no empreendimento
Somente nos três primeiros meses de 2025, foram mais de 223 toneladas destinadas à reciclagem
Foto | divulgação
Junho, 2025 – Reforçando o seu compromisso com o meio ambiente, buscando alternativas para maximizar a reciclagem e alcançar o objetivo de aterro zero, o Shopping Metrópole apresentou resultados expressivos no primeiro trimestre de 2025 com o Programa de Gestão de Resíduos. Durante esse período o empreendimento destinou mais 223 toneladas dos resíduos gerados para a reciclagem e/ou reaproveitamento. Apenas 6% dos resíduos gerados não puderam ser reaproveitados e foram destinados para coprocessamento.
Entre os benefícios ambientais obtidos, destaca-se que os 94% de resíduos reciclados resultaram em mais de 21 toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas pelo shopping, contribuindo significativamente para a redução do impacto ambiental. Isso sem mencionar a economia de recursos naturais, como 7,6 toneladas de bauxita, 3,6 toneladas de areia, calcário e outros materiais, além de 1.298 árvores poupadas e 472 litros de água preservados.
“Aproveitamos esta Semana do Meio Ambiente para destacar os resultados do primeiro trimestre, reafirmando nosso compromisso com a sustentabilidade e a gestão responsável dos resíduos. Alcançar 94% de reaproveitamento é um marco importante rumo ao nosso objetivo de aterro zero. Mais do que números, estamos falando de impactos reais: menos CO2 na atmosfera, preservação de recursos naturais e um engajamento crescente dos nossos lojistas. Seguiremos investindo em soluções cada vez mais eficientes para reduzir nossa pegada ambiental e promover uma operação mais sustentável”,
destaca Fabíola Peppe, gerente de marketing do Shopping Metrópole.
Com iniciativas como a compostagem, o shopping deixou de encaminhar mais de 132 toneladas de resíduos para aterros sanitários, consolidando seu objetivo de alcançar o aterro zero e maximizar a reciclagem. O Metrópole segue em busca de novas alternativas para reaproveitamento de resíduos, consolidando sua posição como referência em gestão ambiental.
O programa ambiental do Shopping Metrópole, que conta com a adesão de boa parte dos estabelecimentos, integra o compromisso da ALLOS, administradora do shopping, com a recuperação de resíduos sólidos e economia de água.
Referência em ESG
A ALLOS foi a primeira empresa do setor a se comprometer publicamente com metas ESG e a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. A companhia divulgou recentemente seu Relatório de Sustentabilidade, um acompanhamento completo de suas ações. Em 2024, registrou 84% da energia contratada proveniente de fontes renováveis e 20% possuem Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC).
Dos shoppings do portfólio espalhados pelas cinco regiões do país, 16 deles contam com sistemas de reuso de água. Ano passado, 526.630 m3 desse recurso foi proveniente de reuso, o equivalente a 211 piscinas olímpicas. Já no que diz respeito à gestão de resíduos, 62% dos resíduos gerados pelos shoppings foram recuperados por meio de reciclagem, compostagem e logística reversa, o que corresponde a 48.386 toneladas de resíduos desviados de aterros sanitários. A companhia também promoveu cursos de capacitação e treinamento sobre o tema para 17 mil lojistas, no último ano.
Ações no pilar social
No pilar social, entre os principais resultados, a companhia registrou 45,5% de mulheres em cargos de liderança (meta de chegar a 50% em 2030) e 40,7% de pessoas negras em cargos de liderança, com o compromisso de alcançar 48% em 2030, em parceria com o MOVER – Movimento pela Equidade Racial. Em 2024, segundo o Relatório de Sustentabilidade, foram mais de 2 mil iniciativas sociais apoiadas localmente e 10 iniciativas corporativas, com mais de 700 mil pessoas beneficiadas.
Sobre o Shopping Metrópole
Celebrando 45 anos de história com a cidade e as pessoas de São Bernardo do Campo, localizado no coração do município e pioneiro na região do Grande ABC, o Shopping Metrópole une praticidade para resolver as demandas diárias com sua ampla oferta de serviços e com entretenimento diferenciado para toda a família como cinema, restaurantes, rico mix de lojas e atrações especiais para celebrar junto com a sociedade esse marco importante. O empreendimento conta operações âncoras, como Academia Smart Fit, C&A, Lojas Americanas, Marisa, Renner e Riachuelo, e os restaurantes Outback, Si Señor, Pecorino, Madero e Bar do Alemão. Além do complexo da Rede UCI Cinemas com nove modernas salas de exibição. O shopping adota boas práticas, que seguem altos padrões de gestão ambiental, de segurança e saúde ocupacional.
Funcionamento: Segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, Praça de alimentação das 12h às 22h, e lojas das 14h às 20h.
Endereço: Praça Samuel Sabatini, 200, Centro – São Bernardo do Campo (SP)
App | Programa de Benefícios