Skål Internacional Brasil celebra os vencedores do Sustainable Tourism Awards 2025 anunciados em Cusco (Peru)
Cerimonia oficial de abertura do Congresso Mundial da Skål. Foto: Walter Teixeira
A Skål Internacional Brasil saúda os vencedores do Sustainable Tourism Awards 2025, anunciados 26 de setembro, durante a cerimônia de abertura do 84º Congresso Mundial da Skål International, em Cusco, Perú, que tem ampla cobertura jornalística nacional. Em sua 24ª edição, o prêmio consolidou recorde histórico de participação e reforçou a centralidade do turismo responsável na agenda global.
Neste ano, o programa reconheceu iniciativas de diferentes perfis — empresas, destinos, organizações e projetos sociais — em oito categorias: Turismo Acessível; Alojamento, Alimentação e Serviços de Hospitalidade; Comunicação; Projetos Comunitários, Governamentais e de Serviços; Programas Educacionais e Sociais; Soluções Inovadoras de TI Sustentável; Biodiversidade Terrestre e Marinha; Operadoras de Turismo e Agências. A iniciativa conta com o apoio de UN Tourism e com as parcerias do Responsible Tourism Institute/Biosphere (que concede o Skål/Biosphere Sustainable Special Award a cada vencedor) e da Sustainable Travel International. Confira a lista dos vencedores: Skål International
Os vencedores de 2025 demonstram que sustentabilidade traz diferenciais que alavancam a competitividade. Ver soluções escaláveis — do acesso para todos à conservação da biodiversidade — sendo reconhecidas em um palco global sinaliza ao mercado que ética, inovação e métricas operacionais já são critérios de decisão nas viagens e na hospitalidade”, afirma Walter Teixeira, presidente da Skål Internacional do Brasil.
O reconhecimento internacional estimula políticas públicas e investimentos privados alinhados à agenda 2030, além de orientar fornecedores, destinos e meios de hospedagem na redução de impactos, na inclusão produtiva e na melhoria da experiência do visitante.
Próximos passos
De acordo com Teixeira, a Skål Internacional Brasil manterá seu apoio a candidaturas brasileiras na edição de 2026, reforçando seu papel como entidade-ponte entre mercado, academia e poder público.

Durante o congresso foram abordados temas importantes para a entidade, fundada há 90 anos e que congrega lideranças profissionais do setor em 75 países.
Foi apresentado aos cerca de 300 participantes uma profunda pesquisa e o planejamento estratégico composto por 28 pontos relevantes para a evolução e adequação da Skål aos novos tempos.

Representantes dos países latino americanos
Também foram eleitos diretores das 13 regionais, entre eles o peruano Ian Gillespie, que passa a comandar a região da America Latina, além de ratificar a presidência de Andrés Heyes, do Skål International Washington DC, a partir de 1/1/2026 e de aprovar o indiano NSW Mohan, atual presidente do Skål International da Índia, como Vice-presidente em 2026 e futuro presidente mundial em 2027.
Cádiz, na Espanha, será a sede do congresso mundial em 2027.
Em 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo de 2025, a Skål International orgulhosamente se junta à ONU Turismo e à comunidade global para celebrar o poder transformador do turismo. O tema deste ano, Turismo e Transformação Sustentável, reflete a convicção compartilhada de que o futuro das viagens deve ser construído sobre os pilares de responsabilidade, resiliência e equidade. A Skål International, entende o turismo não apenas como um impulsionador do crescimento, mas como um catalisador para mudanças significativas: na forma como nos movemos, nos conectamos e experimentamos o mundo.