Skål Internacional São Paulo destaca protagonismo brasileiro na transição para o turismo de baixo carbono
Skål Internacional São Paulo destaca protagonismo brasileiro na transição para o turismo de baixo carbono: Jaqueline Gil representará o Brasil em Davos

São Paulo, janeiro de 2026 – O Brasil segue ampliando sua participação estratégica no debate global sobre sustentabilidade e clima. Após apresentar, em São Paulo, reflexões sobre os impactos da COP30 na atividade turística, a pesquisadora Jaqueline Gil (foto, arquivo pessoal), da Universidade de Brasília (UnB), viaja no próximo 20 de janeiro para Davos, a convite do Basel Investment Forum, onde integrará o painel do Wealth & Family Office Forum, às 16h15 (horário local), durante a programação do encontro internacional de líderes e investidores.
Agenda oficial: www.baselinvestorforum.com/agenda-davos-edition-2026
O convite é resultado do reconhecimento à trajetória profissional de mais de 20 anos de atuação em sustentabilidade, negócios e políticas públicas no turismo. CEO da Amplia Mundo, premiada como “Melhor Profissional de Promoção de País da América Latina” pela FIEXPO 2024 e vencedora do Prêmio de Inovação no Governo Federal Brasileiro da ENAP 2006, Jaqueline é professora convidada e doutoranda em Desenvolvimento Sustentável pela UnB, pesquisando os impactos das mudanças climáticas no turismo e caminhos para acelerar a transição do setor ao baixo carbono.
A participação em Davos foi anunciada após encontro realizado em 10 de dezembro de 2025, no Grand Mercure Ibirapuera, promovido pela Skål Internacional São Paulo, no qual Jaqueline apresentou painéis com seguintes temas:
- COP30: Reflexões sobre o impacto na atividade turística
• O estado da arte da Agenda Global de Turismo e Clima
• Desafios e oportunidades para o turismo brasileiro
Estiveram presentes lideranças de diferentes entidades do trade nacional, que figuram em vídeos produzidos no encontro, incluindo: Aristides Cury e Walter Teixeira (Skål), Ana Biselli (Resorts Brasil), Alexandre Oliveira (Atrio Hotel), Ariane Mathne (Hotel Tivoli Belém), Bianca Colepicolo (Setur Caraguatatuba), Carlos Bernardo (Accor e VP ABIH-SP), David Schurmann (Voz dos Oceanos), Karin Carvalho (Fame Lab), Mariane Bueno (USP), Marcelo Pedroso (IATA), Marina Figueiredo (Braztoa), Monica Samia (Setur São Paulo), Toni Sando (Unedestinos), entre outros.
Desafio para 2026: o Brasil como referência global
O Brasil presidirá oficialmente a COP30 até o final de 2026. Para ampliar o engajamento sobre como o turismo pode atuar como vetor estratégico de desenvolvimento sustentável e regenerativo, a Skål lançou uma série de três vídeos oficiais intitulada:
“De Belém (COP30) à Antalya (COP31): contribuições para a Presidência Brasileira”
O conteúdo, disponível no link https://www.youtube.com/@skalinternacionalbrasil foi desenvolvido para apoiar governos, empresas, imprensa e instituições acadêmicas na construção de políticas e práticas de turismo alinhadas à agenda climática global.
“Nós contamos com todas as entidades do trade para divulgarem o link de acesso aos vídeos para a base dos respectivos associados. É fundamental que o Brasil avance unido, compartilhando conhecimento e assumindo o protagonismo desta agenda histórica”, afirma Walter Teixeira, presidente da Skål Internacional Brasil.
A Skål.org é reconhecida mundialmente como a Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo, presente em mais de 70 países e com uma rede global que ultrapassa 12 mil membros ativos.
Sobre a Skål Internacional São Paulo
Líder em networking profissional do turismo, promove conexões de negócios sustentáveis, fomenta inovação e apoia iniciativas que posicionam o Brasil como destino competitivo e responsável em âmbito global.