Skål Internacional São Paulo divulga vencedores do Troféu Prof. Mario Beni

Skål Internacional São Paulo divulga vencedores do Troféu Prof. Mario Beni

Skål Internacional São Paulo divulga vencedores do Troféu Prof. Mario Beni

Skål Internacional São Paulo divulga vencedores do Troféu Prof. Mario Beni

O troféu leva o nome do Professor Mario Beni, uma das maiores referências no estudo do turismo no Brasil, reconhecido por suas contribuições acadêmicas e profissionais ao setor. Sua trajetória inclui a publicação de obras fundamentais para a compreensão e desenvolvimento do turismo no país.

Premiados no palco do Sheraton São Paulo WTC Hotel. Foto de Carlos Bernardo

O Troféu Professor Mario Beni é uma distinção concedida anualmente durante a cerimônia do Prêmio Top Destinos Turísticos, que reconhece municípios paulistas que se destacam em diversas categorias do turismo. Instituído a partir da 4ª edição do prêmio, em 2022, o troféu homenageia personalidades e organizações que, por suas trajetórias e realizações, contribuíram significativamente para o desenvolvimento do turismo brasileiro nas categorias de Academia, Empresa, Entidade e Gestão Pública.

“Em razão do início desta honraria, que me foi concedida, que é agora o Troféu Mario Beni, por iniciativa da Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – Skål Internacional São Paulo e dos companheiros Aristides Cury e Walter Teixeira, a ideia é sempre homenagear, com destaque, representantes de áreas que compõem o arcabouço do sistema de turismo”, informa o professor Mario Beni.

Como em ano de eleições municipais o Prêmio Top Destinos Turístico não é realizado, no último dia 3 de dezembro, a cerimônia integrou a programação oficial do 8º Expo Fórum São Paulo. O Troféu Professor Mario Beni homenageia personalidades e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento do turismo brasileiro. Em 2024, os premiados nas categorias foram:

Academia: Elizabeth Wada

Elizabeth Wada, com uma trajetória acadêmica notável, é Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Doutora e Mestre pela USP, possui especializações em turismo, hospitalidade e mobilidade corporativa. Atua como Coordenadora Geral de Pesquisa e Programas de Stricto Sensu na Universidade Anhembi Morumbi e é Vice-Presidente de Finanças da MPI Brazil Chapter. Seu trabalho inclui pesquisa de ponta em turismo de luxo, hospitalidade e sustentabilidade, além de atividades docentes e liderança em redes globais de turismo. “Todos os alunos que eu tenho são graças o que aprendi com o Professor Mario Beni. Ganhar este troféu é uma honra para mim”, disse Elizabeth Wada.

Gestão Pública: Fernanda Herbella

Delegada Divisionária de Polícia da DEATUR (Divisão Especializada de Atendimento ao Turista) e Doutora em Direito pela PUC/SP, Fernanda Herbella combina expertise jurídica e práticas inovadoras na área de segurança turística. Conselheira do CONTURESP e COMTUR, é reconhecida por suas contribuições ao turismo seguro e acolhedor no Brasil. “Estou emocionada e é com gratidão que recebo este troféu, em reconhecimento pelo trabalho que desenvolvemos em equipe. Ninguém faz nada sozinho”, declarou Fernanda Herbella.

Empresa: Latif Abrão Jr.

Latif Abrão Jr., proprietário do Hotel Terras Altas, localizado a 25 km de São Paulo, lidera um modelo exemplar de ESG no turismo. Seu hotel equilibra tradição e modernidade, com infraestrutura avançada para eventos corporativos e compromisso com práticas sustentáveis. É vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo – ABIH-SP e membro de entidades representativas da sociedade civil, além de ser pioneiro no programa “He for She”, em parceria com a ONU Mulheres. “Impossibilitado em comparecer à cerimônia, por estar em Portugal a trabalho, não poderia deixar de registrar minha satisfação por receber esta distinção como empreendedor compromissado com a excelência dos serviços hoteleiros no Brasil”, afirmou Latif Abrão Jr.

Entidade: AMITESP e APRECESP
(Entidades que fazem um trabalho inestimável em aliança com a Setur SP)

A AMITESP, presidida por Murilo Pinheiro, e a APRECESP, liderada por Leandro Corrêa, receberam reconhecimento conjunto por fortalecerem o turismo em municípios paulistas. As associações trabalham em estreita colaboração com a Secretaria de Turismo e outras organizações para promover parcerias e iniciativas de impacto no setor turístico4. “Este reconhecimento muito contribui com o trabalho que temos desenvolvido em favor do turismo”, comemorou Murilo Pinheiro, prefeito de Nazaré Paulista e presidente da entidade que representa 156 municípios. São 16 a mais desde que foi criada, a partir da sanção da Lei Complementar nº 1.261, de 29 de abril de 2015, que instituiu os MIT´s – Municípios de Interesse Turístico no Estado. “Esta homenagem é muito importante para o Turismo Paulista, um dos principais geradores de emprego e renda, principalmente por nos unir em um trabalho em conjunto com a AMITESP”, destacou Leandro Corrêa, prefeito de Brotas e presidente da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo – uma entidade privada e sem fins lucrativos, criada em 1985 com o objetivo de representar os interesses e trabalhar pelo desenvolvimento turístico das 70 cidades estância no litoral e interior.

Destaque: Movimento Supera Turismo Rio Grande do Sul

Iniciativa colaborativa que visa revitalizar o setor turístico enquanto vetor estratégico para o desenvolvimento sustentável, o Movimento Supera Turismo, que vigorou originalmente durante a pandemia de COVID-19, foi reativado para enfrentar os desafios impostos pelas enchentes que afetaram severamente o Rio Grande do Sul, comprometendo a economia local e o bem-estar das comunidades dependentes do turismo. Com o apoio de entidades como a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a União Nacional de CVBx e Entidades de Destinos (Unedestinos) e o Skål Internacional Brasil, o movimento promoveu várias ações de solidariedade, campanhas de arrecadação de recursos e eventos de divulgação para atrair visitantes e fortalecer a economia do estado. Em novembro de 2024, durante a Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), o movimento encerrou oficialmente suas atividades. “Receber o Troféu Professor Mario Beni reforça a importância de reconhecer e valorizar as contribuições individuais e coletivas que impulsionam o turismo brasileiro, servindo de exemplo e estímulo para os municípios e profissionais do setor”, comentou Carlos Prado, em nome do todos aqueles que atuaram de maneira voluntária para a retomada da demanda para os destinos turísticos gaúchos.

“Essa edição do troféu reafirma a relevância de reconhecer indivíduos e instituições que impulsionam o turismo por meio de práticas inovadoras, pesquisa e comprometimento com o desenvolvimento sustentável”, conclui Aristides Cury, presidente da Skål Internacional São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *