Todos Por 1 e Ministério Público ampliam ações para combater o trabalho infantil no Brasil
ONG liderada por Daniel Senna reforça iniciativas de proteção à infância diante do aumento de casos de exploração infantil no país
A Organização Não Governamental Todos Por 1, sediada em São Paulo, intensificou sua parceria com o Ministérios Públicos do Trabalho e do Estado de São Paulo para enfrentar o avanço do trabalho infantil e da vulnerabilidade de crianças e adolescentes no Brasil. A iniciativa ocorre em um momento crítico, quando o futuro do país está comprometido com altos índices de crianças e adolescentes sem escolaridade adequada – enquanto o trabalho só é permitido a partir de 14 anos na condição de aprendiz, mas o problema do trabalho escravo de menores voltou a crescer em diversas regiões.

De acordo com dados recentes da Unicef, o país registrou em 2024 um total de 1,65 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho infantil, um aumento de 2,1% em relação ao ano anterior. Para o advogado Daniel Senna, fundador e líder da ONG, o impacto desse cenário é devastador: “As consequências prejudicam o desenvolvimento físico, mental e social das vítimas e perpetuam o ciclo de pobreza, afastando crianças da escola e reduzindo oportunidades.”
A atuação de Senna na defesa dos direitos da infância começou ainda na adolescência. Aos 14 anos, ele trouxe ao Brasil a ONG canadense Free The Children, responsável por retirar mais de 5.300 crianças do trabalho escravo no interior da Bahia, encaminhando-as aos estudos. A iniciativa recebeu reconhecimento nacional e internacional, incluindo um prêmio global de Direitos Humanos.
Hoje, a Todos Por 1 acolhe crianças de 2 a 8 anos em situação de vulnerabilidade e atua na investigação de casos de violência e exploração infantil. Suas ações contam com apoio de empresas que são compensadas com incentivo fiscal e construção de responsabilidade social corporativa (ESG), além de programas voltados à educação, saúde, a exemplo de atendimento odontológico particular voluntário por clínicas, “de ponta”, especializadas.
Em agenda recente em Brasília, sobrinho-neto do Constituinte Virgildásio Senna, Daniel se reuniu com o presidente José Sarney para discutir o cenário político e apresentar novas iniciativas que serão implementadas pela ONG. “Vamos acelerar e transformar o Brasil, tirando crianças das ruas, garantindo educação de qualidade e criando oportunidades reais para que se tornem cidadãos plenos. Esse país vai mudar”, afirma o advogado.
Daniel Senna vem de uma família de juristas e é advogado com carreira construída por 20 anos para empresas nacionais e multinacionais, passando pelos melhores escritório do mundo. É reconhecido e elogiado por clientes e colegas como articulador, gestor, conhecedor da Constituição por sua atuação em aconselhamentos e litígios.