O poder das joias: Cinco pedras essenciais para quem deseja praticar a autorreflexão

O poder das joias: Cinco pedras essenciais para quem deseja praticar a autorreflexão

Michelle Ambrósio, sócia da X Joias, lista as principais pedras recomendadas para quem deseja se autodescobrir com estilo e elegância
 

As joias sempre ocupam um lugar especial no universo da moda, no qual transcende o estilo e identidade de cada pessoa. No entanto, os acessórios também são bem-vindos quando a ideia é promover bem-estar e reflexão pessoal. A tendência de incorporar pedras naturais e cristais às joias não é apenas uma questão de estética, mas também uma busca por um sentido mais profundo que conecta elegância e autodescoberta.

“Para uma pessoa saber a pedra que ela precisa, primeiro, precisamos entender o que ela busca, seja uma conexão espiritual, equilíbrio emocional, proteção ou um toque especial de estilo. Em seguida, é importante entender o significado de cada pedra. Também encorajamos a cliente a escolher a pedra com a qual sente uma afinidade imediata, confiando em sua intuição para encontrar aquela que ressoa com ela”, comenta Michelle Ambrósio, sócia e designer de peças da X Joias, marca de curadoria e design exclusivo de acessórios.
 

Dessa forma, pensando em quem deseja praticar auto-reflexão, a especialista separou algumas características e pedras recomendadas para cada tipo de necessidade e objetivo. Confira a seguir.
 
1. Ametista e Selenita – Pedras calmantes

Imagem ilustrativa – Créditos: FreepikConhecida por suas propriedades calmantes, a ametista ajuda a clarear a mente e eliminar pensamentos confusos, facilitando a meditação e o autoconhecimento. É uma pedra ideal para aqueles que buscam um espaço mental tranquilo para refletir. Já a selenita é conhecida por suas propriedades de limpeza e purificação energética, ajudando a promover clareza mental e um estado de paz interior. “Essas pedras emitem uma energia suave e tranquilizante, que acalma a mente e reduz o estresse. São ideais para aqueles que desejam uma clareza mental maior, promovendo um estado de paz interior que facilita a reflexão e o autoconhecimento”, explica Ambrósio.
 

2. Quartzo Rosa – Pedra de amor e compaixão

Vibra em uma frequência que promove a autoestima, o perdão e a aceitação. Ao abrir o coração para o amor-próprio, essa pedra ajuda a lidar com emoções e traumas, tornando mais fácil olhar para dentro com gentileza e compaixão durante a auto-reflexão. “Esse cristal incentiva a autoaceitação e ajuda a lidar com questões emocionais. Com o quartzo rosa, a pessoa pode explorar seus sentimentos e entender melhor suas próprias necessidades emocionais, promovendo uma reflexão mais profunda sobre si mesma”, pontua Michelle.Imagem ilustrativa – Créditos: Freepik
Imagem ilustrativa – Créditos: Freepik
3. Cristal de Quartzo Transparente – Pedra de clareza e foco

Funciona como amplificador de energia e limpador mental. Essa pedra aumenta a clareza mental e ajuda a ter uma visão objetiva dos pensamentos e sentimentos, permitindo um exame mais profundo e honesto de si mesmo. “Conhecido como o ‘mestre curador’, o quartzo transparente é uma pedra que traz clareza mental e amplifica a energia e intenções. Ele ajuda a limpar a mente de distrações, permitindo uma autorreflexão mais clara e objetiva. É ideal para quem busca uma visão mais clara sobre si mesmo e os próprios objetivos”, ressalta a especialista.

4. Hematita – Pedra de proteção e estabilidade
Proporciona uma sensação de segurança e equilíbrio, ajudando a manter o foco e protegendo contra influências externas que podem desviar nossa atenção. É ótima para quem busca uma introspecção mais segura e estável, sem distrações ou ansiedades. “A hematita é uma pedra conhecida por suas propriedades de ancoragem e proteção. Ela é associada ao fortalecimento da mente, ajudando a manter o foco e a clareza mental. Além disso, acredita-se que a hematita absorve energias negativas e promove uma sensação de calma e estabilidade emocional, sendo ideal para quem busca um maior equilíbrio e uma conexão profunda com a realidade”, explica a especialista.
 
Imagem ilustrativa – Créditos: Freepik
Imagem ilustrativa – Créditos: Freepik5. Pérola – Pedra de serenidade e equilíbrioSegundo Michelle, outra dica é investir em pérolas. “Simbolizando a pureza e elegância, as pérolas são conhecidas por seu brilho suave e clássico, sendo usadas em joias por séculos. Além de sua beleza, elas são vistas como representações de serenidade e equilíbrio, o que as torna especiais tanto no design de joias quanto em seu significado espiritual”, comenta.

 
A especialista também ressalta a criatividade em combinar acessórios e as pedras. “Combinar mais de uma pedra nas semijoias cria um visual sofisticado e cheio de personalidade. Quando você mistura pedras, especialmente em uma composição bem pensada, você consegue destacar os acessórios e dar um toque extra de elegância e estilo. Essa prática é perfeita para quem deseja caprichar nos acessórios, pois a mistura de cores e brilhos das diferentes pedras cria um efeito único e chamativo. Além disso, o uso de várias pedras em uma mesma peça ou em diferentes joias complementares traz uma dimensão especial ao look, valorizando o visual e transmitindo autenticidade”, finaliza.

Sobre a X Joias
Criada em 2023 pelas empresárias Tatiane Englerth e Michelle Ambrósio, a X Joias é uma marca de curadoria e design de acessórios pensada para trazer produtos de alta qualidade e de forma acessível. A X Joias nasceu após Tatiane morar três anos na Espanha, onde trabalhou com semijoias e, a partir daí, decidiu criar a sua própria marca, utilizando dos aprendizados e de sua expertise ao longo do tempo que se dedicou ao ramo. O nome surgiu a partir da vontade da empresária de lançar uma marca que fugisse dos padrões e não fosse feita apenas para homens ou mulheres, mas para pessoas. Colares, brincos, aneis e pulseiras são as peças que fazem parte do catálogo da X Joias, que já compôs looks de grandes nomes, como Titi Müller, Renata Kuerten, Gaby Cabrini e Cariúcha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *