Sucesso da Expomeat 2024 Reafirma sua Relevância para o Setor de Processamento de Proteínas

Sucesso da Expomeat 2024 Reafirma sua Relevância para o Setor de Processamento de Proteínas

Sucesso da Expomeat 2024 Reafirma sua Relevância para o Setor de Processamento de Proteínas

Sucesso da Expomeat 2024 Reafirma sua Relevância para o Setor de Processamento de Proteínas

A 5ª edição da EXPOMEAT, realizada no Distrito Anhembi, de 24 a 26 de setembro, organizada pela Proma Feiras e Rofer Eventos, consolidou-se como um dos principais eventos para o setor de processamento de proteína animal e vegetal. Com mais de 180 expositores, 300 marcas de 34 países e 6 mil compradores visitantes (*), a feira apresentou as últimas tendências e inovações tecnológicas. “A cada nova edição a Expomeat registra, em média, crescimento de 40%”, comemora Maria Antonia Siqueira Ferreira, diretora da feira.

O evento contou com atrações como o SavCarne e a FIRA, além de debates sobre sustentabilidade e reciclagem animal. A Expomeat também premiou os principais nomes da indústria frigorífica com o Prêmio Carne Forte, destacando-se por seu formato híbrido, alcançando um público global.  Na oportunidade, a ABIAM — Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos demonstrou aos profissionais do setor que o mercado de proteínas, tanto de origem animal quanto vegetal, está em crescente expansão.

Maria Antonia Siqueira Ferreira, diretora da feira.

Sete auditórios lotados todos os dias da feira Expomeat 2024. Crédito: @tramafotografia

A feira reuniu toda a cadeia produtiva de insumos, máquinas, equipamentos e acessórios para processamento de proteína. Ou seja: máquinas para embalagens e processamento de subprodutos; refrigeração, automação, logística, rastreabilidade, sustentabilidade, tratamento de efluentes, higienização, geração de energia, entre outras soluções. Por exemplo, a chegada da multinacional FreezeTeq, de origem dinamarquesa, que lançou seus espaçadores de fluxo de ar, que melhoraram o processo de congelamento de alimentos e, assim, reduzem o uso e os custos de energia.

Patrícia Barreto, representante da FreezeTaq no Brasil; Allan Melander, diretor da empresa na Dinamarca; Alexandre Hormemann, Conselheiro Comercial para a Embaixada da Dinamarca e Gabriel Gonzato, representante na Argentina Crédito: @tramafotografia

Patrícia Barreto, representante da empresa, destaca que os novos separadores para câmaras de frio que melhoram a distribuição do ar, reduzem o tempo de congelamento e o consumo de energia em até 50%. Estudos do Instituto Técnico da Dinamarca comprovam a eficiência energética do produto, tornando-o uma solução sustentável para o mercado de carne, especialmente na América Latina. “O produto FreezeTeq já é utilizado em mais de 35 países, é feito de polipropileno de alta densidade, suporta temperaturas de -40 a +60 graus Celsius, é reciclável, fácil de lavar, estocar, pode ser aplicado em câmaras e caminhões de transporte, garante congelamento uniforme, preservando a qualidade da carne, facilitando o manuseio e pode ser aplicado em câmaras e caminhões de transporte”, complementa a expositora.

José Roberto Sevieri

José Roberto Sevieri, (foto) diretor da Proma Feiras, lembra que “feira, especialmente no padrão desta edição da Expomeat, constitui a mais eficaz ferramenta de marketing e vendas do setor. E aquela que apresenta a melhor relação custo x benefício. Permite contato direto e pessoal com potenciais compradores, facilita a criação de vínculos e realização de negócios”.

Mercado varejista

O SavCarne 2024 – Salão do Varejo da Carne, uma vitrine especial para o varejo de carnes, parte integrante da programação da Expomeat, discutiu as tendências e inovações, focado em otimizar operações no varejo de carnes.

Temas como gestão de estoque, novas tecnologias, impacto da reforma tributária e estratégias de vendas, foram abordados em palestras e mesas redondas conduzidas por especialistas. Objetivo: aprimorar o desempenho do setor, garantir melhores resultados financeiros para os açougues e qualidade de serviços aos consumidores. O fato do Brasil ser o único país no mundo onde ainda carnes são exibidas fora de refrigeradores, eleva a importância da eficiência operacional, do controle de custos e aumento das vendas, por meio de soluções práticas e inovadoras compartilhadas com empresários e gestores de açougues.

Premiações

Confira os vencedores do Prêmio Carne Forte no link: EXPOMEAT 2024 – V Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal – Notícias (pt) – Notícias | Ganhadores do Prêmio Carne Forte e do Prêmio Marketing Strategy Meat 2024 no link: Prêmio Marketing Strategy MEAT 2024 | FBM – Fundação Brasileira de Marketing

6 mil visitantes contabilizados até o dia 25/09 – segundo dia da Expomeat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *