Vai de Vinho Brasileiro”: Consevitis-RS aposta em podcast para promover o vinho nacional

Vai de Vinho Brasileiro”: Consevitis-RS aposta em podcast para promover o vinho nacional

Série quinzenal traz conversas descontraídas sobre temas do setor vitivinícola

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) lança na quarta-feira, 27 de novembro, o podcast Vai de Vinho Brasileiro, uma iniciativa que conta com o apoio do Sicredi e do Sebrae para fortalecer a cultura do vinho e compartilhar histórias, conhecimentos e inovações do setor vitivinícola no país. Com apresentação de Daniel Perches, publicitário, empresário e influenciador digital conhecido pelo perfil @vinhosdecorte, o podcast terá episódios quinzenais, disponíveis em áudio e vídeo nos canais do Vinho Brasileiro no Youtube e no Spotify, e também em outros tocadores de podcast. Gravado na Sala do Vinho Brasileiro, em Bento Gonçalves, o programa é uma oportunidade para explorar o universo dos vinhos e espumantes brasileiros sob diferentes perspectivas, de forma acessível e envolvente.

“O Vai de Vinho Brasileiro é uma plataforma para educar, inspirar e conectar as pessoas com o que há de melhor na vitivinicultura brasileira. Acreditamos que esta iniciativa será uma ferramenta importante para promover nosso vinho e fortalecer o mercado”, afirma o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.

Ao longo de 10 episódios, a primeira temporada do Vai de Vinho Brasileiro aborda temas variados e relevantes para o setor. O podcast inicia com uma apresentação sobre o papel do Consevitis-RS e seus projetos para o desenvolvimento da vitivinicultura, seguido por uma imersão na história do vinho brasileiro, destacando sua evolução desde a chegada ao país até os dias atuais. Discussões sobre terroir, que evidenciam as características únicas das regiões vitivinícolas do Brasil, também ganham destaque, oferecendo aos ouvintes e espectadores uma visão detalhada do que torna os rótulos brasileiros especiais.

A diversidade de uvas cultivadas no Brasil é outro tema importante, explorando tanto variedades tradicionais quanto aquelas desenvolvidas pela Embrapa Uva e Vinho. A sustentabilidade também marca presença, com discussões sobre questões ambientais e econômicas. 

A temporada ainda mergulha na rica intersecção entre vinho e cultura brasileira, destacando o papel do vinho na gastronomia e nas tradições festivas do país. Também aborda o crescente turismo enológico, apresentando as principais rotas do vinho e suas particularidades, convidando os ouvintes e espectadores a explorarem as regiões produtoras. Inovação e tecnologia na produção de vinhos são temas centrais em um dos episódios, destacando as novas práticas que estão impulsionando o setor.

O podcast dedica ainda espaço para reconhecer a crescente influência das mulheres na vitivinicultura brasileira, celebrando suas contribuições em todas as etapas da cadeia produtiva, no campo, nas vinícolas, no mercado do vinho, na academia. E, para encerrar a temporada, uma reflexão sobre o futuro do vinho brasileiro, com convidados discutindo tendências e expectativas para os próximos anos.

Gelo no vinho?

Ao final de cada episódio do Vai de Vinho Brasileiro, os convidados participam de uma dinâmica descontraída, o ping pong de perguntas rápidas. Nesse momento, eles respondem a questões leves, como sua opinião sobre a polêmica do gelo no vinho ou qual vinho brasileiro não pode faltar em uma taça. Também compartilham suas preferências pessoais, como a melhor harmonização para o dia ou o conteúdo de vinho que recomendam. Essa parte do podcast traz um toque de diversão e aproxima os convidados do público, com respostas espontâneas e, muitas vezes, surpreendentes.

A gerente de promoção para o mercado interno do Consevitis-RS, Cristina Carniel, destaca a importância do podcast para o setor. “A intenção é que o Vai de Vinho Brasileiro se torne parte permanente da nossa agenda, trazendo temas relevantes e convidados renomados para o debate”, afirma. Ela também ressalta a interação com o público como um dos principais objetivos do projeto: “Esperamos que os apreciadores dos vinhos e espumantes brasileiros participem ativamente, trazendo sugestões sobre o que gostariam de ver nas próximas temporadas. O assunto ‘vinho’ é fascinante e os temas relacionados são infinitos. Por isso, temos um grande potencial para explorar novas abordagens em cada temporada.”

Para esta primeira temporada, Cristina explica que foram escolhidos 10 temas, com a participação de mais de duas dezenas de profissionais: “Convidamos especialistas que se aprofundaram nos assuntos, porém de maneira descontraída e bem humorada”, afirma.

Sobre o Consevitis-RS

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O Instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando o desenvolvimento e o aprimoramento constante do setor vitivinícola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *