[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Após criação de Muralha Eletrônica, roubos de veículos caem 38% em Santo André

Após criação de Muralha Eletrônica, roubos de veículos caem 38% em Santo André

Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública mostram redução de diversos indicadores criminais em maio

 

Santo André, 27 de junho de 2023 – Dados divulgados pela Secretaria Estadual da Segurança Pública mostram que os roubos de veículos em Santo André caíram 38% em maio deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Neste mesmo período, o furto de veículos na cidade teve uma redução de 13%.

Os números coincidem com a criação da Muralha Eletrônica de Segurança, formada por um conjunto de 25 novas câmeras de monitoramento cuja instalação foi finalizada no mês passado. O serviço de inteligência digital da prefeitura, que funciona em parceria com o sistema Detecta, realiza a leitura de placas de veículos que cruzam as áreas de limite com outros municípios.

“Os indicadores mostram que o investimento em tecnologia e inovação na segurança pública leva a resultados efetivos no combate à criminalidade. Iniciativas como a Muralha Eletrônica, a Operação Delegada e a integração entre as forças policiais estão tornando Santo André uma cidade cada vez mais segura”, afirma o prefeito Paulo Serra.

A Muralha Eletrônica de Segurança permite o compartilhamento de dados coletados por meio das placas dos veículos para identificar, por exemplo, carros que entram ou saem na cidade que sejam produto de roubo ou furto, caminhões que façam descarte irregular, além de vans, motos e ônibus que também tenham alguma queixa registrada via Copom (Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo).

Outros indicadores – Além dos roubos de veículos, outros índices criminais registraram queda em Santo André em maio, na comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com os dados da Secretaria da Segurança Pública.

O número de vítimas de homicídios dolosos teve redução de 60% e os registros de estupro caíram 66%. Os roubos de carga caíram 16% e o total geral de roubos teve queda de 9%.

| Texto: Tiago Oliveira