[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Caminhada de Gandhi pela Índia em protesto pacífico sobre o sal em 1930 é tema de exposição

Caminhada de Gandhi pela Índia em protesto pacífico sobre o sal em 1930 é tema de exposição

 

“A Marcha do Sal” está aberta ao público no Santana Parque Shopping

 

A Marcha do Sal / crédito da imagem: Érico Hiller

O Santana Parque Shopping mostra ao público, até dia 28 de fevereiro, a exposição fotográfica inédita “A Marcha do Sal”, realizada pelo fotodocumentarista Érico Hiller, grande admirador da arte e da fotografia que traz em sua bagagem profissional registros feitos em mais de 50 países.

 

A Marcha do Sal / crédito da imagem: Érico Hiller

Com visitação gratuita, “A Marcha do Sal” possui 44 fotografias feitas por Hiller em uma viagem de 2017 pelo mesmo trajeto percorrido por Mahatma Gandhi na Índia em 1930, com início na cidade de Ahmedabad e fim na praia de Dandi. O percurso, com uma distância total de 400 km, foi realizado com o objetivo protestar pacificamente contra a proibição, atribuída pela coroa britânica, pelo direito da extração de sal na própria Índia sem ter de pagar impostos ao império britânico.

Além das imagens distribuídas pelos corredores do 1º piso do shopping, a história de cada momento registrado é contada por meio de textos comoventes, que despertam a consciência de que valores como a empatia e o cuidado com o próximo estão interligados desde antigamente.

“Acredito que a pandemia acelerou muito a habilidade do ser humano no processo de interiorização. E o tema da exposição, em que a representatividade de Gandhi se faz muito presente com reflexões de como conviver em harmonia com o seu semelhante e zelar pelo bem coletivo, vem de encontro com o momento que estamos vivendo”, revela Érico Hiller.

“Conhecemos a trajetória profissional de Érico Hiller que possui projetos documentais e fotografias publicadas em importantes veículos de comunicação nacional e internacional como a revista National Geographic e, dentro do contexto de disseminar a cultura para todos, firmamos uma parceria para ter parte de seus trabalhos sendo expostos aqui no nosso calendário cultural 2021 do Santana Parque”, finaliza Marcus Borja, superintendente do shopping.

Esta é a primeira exposição de uma série de cinco temas que o Santana Parque Shopping promove ao longo de 2021 em parceria com Érico Hiller para mostrar histórias e hábitos culturais ao redor do mundo.

Sobre Érico Hiller

Nascido em Belo Horizonte (MG), adotou São Paulo como cidade para residir. Seu interesse pela arte e pela fotografia despertou desde muito cedo, mas foi durante a Faculdade de Comunicação Social (ESPM) que realmente houve uma conexão com a fotografia de maneira mais intensa e definitiva.

Em 2008, realizou um longo ensaio fotográfico sobre as tensões sociais em grandes cidades da Argentina, Brasil, China, Índia, México e Rússia. Entre 2011 e 2012 esteve no Ártico, na Tanzânia, na Etiópia, nas Maldivas e na Mata Atlântica retratando regiões ameaçadas do planeta.

Érico já exibiu suas fotos em exposições individuais a um grande público em locais como Museu do Amanhã, Museu da Casa Brasileira, Casa Bandeirista e Leica Gallery.

Em A Marcha do Sal (2018) Érico caminhou o trajeto que Mahatma Gandhi percorreu na Índia em 1930 de Ahmedabad até a praia de Dandi. Pelos últimos anos, Hiller se dedicou a fotografar histórias de pessoas que vivem sem acesso seguro à água e ao saneamento básico para compor o livro Água (2020).

Para mais informações, acesse o site: http://www.ericohiller.com.br / Instagram: @ericohiller

Santana Parque Shopping – Exposição A Marcha do Sal

Serviço

Período: Até 28 de fevereiro

Local: 1º piso do Shopping

Entrada: gratuita

Santana Parque Shopping

Endereço: Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2780 – Santana – SP

Mais informações pelo site: www.santanaparqueshopping.com.br ou pelo telefone: (11) 2238-3002 ou WhatsApp: (11) 96588-3226.

Redes sociais

Instagram: @santanaparqueshoppping

Facebook: www.facebook.com/Santanaparque