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CPTM recebe Prêmio SP Afro Brasil 2022

CPTM recebe Prêmio SP Afro Brasil 2022

A premiação foi realizada no último sábado (26/11) durante o 2º Fórum SP Afro Brasil do Estado de São Paulo e a CPTM foi reconhecida por suas iniciativas afirmativas alinhadas ao compromisso com Pacto de Promoção da Equidade Racial

 

No último sábado (26/11), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi reconhecida com o Prêmio SP Afro Brasil 2022, concedido pelo Centro de Equidade Racial, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), durante o 2º Fórum SP Afro Brasil do Estado de São Paulo.

 

O Fórum SP Afro Brasil foi realizado com o propósito dialogar com os municípios, conectar ações e propor novos caminhos para o desenvolvimento regional e socioeconômico da cultura afro-brasileira. Enfrentamento do racismo; fomento ao afroempreendedorismo e implantação de políticas públicas de promoção a equidade racial no estado de São Paulo foram pautas do evento, parceria com o Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e a Coordenação Estadual de Políticas Públicas para População Negra e Indígena.

 

A premiação leva em conta a contribuição e envolvimento de empresas na promoção de ações para atuar contra a desigualdade em relação às questões raciais. Dentro deste propósito, a CPTM foi indicada ao prêmio por ser signatária do Pacto de Promoção da Equidade Racial e, ao longo deste ano como parte da estratégia ESG, ter assumido várias iniciativas para a promoção da diversidade e inclusão, com a realização de pautas afirmativas.

 

“A CPTM é uma das três empresas públicas que assumiu o compromisso com o Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa que propõe implementar um Protocolo ESG Racial para o Brasil. Além disso, há várias pautas afirmativas desenvolvidas e em estruturação na CPTM, dentro do projeto #ESGconsciente”, explica Maicon Satiro, chefe da área de gestão estratégica empresarial da companhia.

 

Além do convênio como apoiador do Pacto da Promoção da Equidade Racial, a companhia também adotou iniciativas internas para ampliar a conscientização corporativa sobre diversidade. Entre as pautas afirmativas estão letramento como roda de conversa e curso de Diversidade e Inclusão para os empregados; realização do 1º Censo de Diversidade e Inclusão; revisão da Política RH com inclusão de capítulo sobre Diversidade e Inclusão; criação de meta estratégica com ações afirmativas de diversidade e inclusão e proposta de criação de grupo de afinidade étnico-racial.

 

As ações também se estendem para alcançar os passageiros e os espaços da CPTM nas estações também são pontos de convivência e são usados para disseminar a informação e favorecer a conscientização para o tema. Por isso, são realizadas exposições, apresentações e manifestações culturais em parcerias com entidades e ONGs. Recentemente, por exemplo, a estação Ferraz de Vasconcelos recebeu a exposição Projeto Cultura Afro-Brasileira, bem como a mostra Grandes Personalidades Negras, em parceria com o MIS – Museu da Imagem e do Som, na Estação Tatuapé.

 

Sobre a CPTM

 

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.