Cursos gratuitos em São Caetano do Sul possibilitam a jovens os primeiros passos na carreira artística

Cursos gratuitos em São Caetano do Sul possibilitam a jovens os primeiros passos na carreira artística

Programa Fundação das Artes Mediotec oferece habilitação em Canto e Teatro
O ano de 2021 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável”, evidenciando a importância da cadeia de valor criativo para a economia mundial. De acordo com o órgão, o setor gera US$ 2,25 bilhões anualmente e mais empregos a trabalhadores entre 18 e 25 anos do que em qualquer outra área de profissional. Apesar dos efeitos da pandemia, o mercado cultural tem um grande potencial de retomada do crescimento nos próximos anos.
A Fundação das Artes de São Caetano do Sul, umas das mais tradicionais instituições de ensino de arte no País, oferece uma oportunidade gratuita para os alunos do Ensino Médio na rede pública, com cursos de Habilitação Profissional Técnica de nível médio em Canto ou Teatro do Programa Fundação das Artes Mediotec. Muitos já saem formados e inseridos no mercado de trabalho.
“Foi a experiência mais desafiadora de toda a minha vida e uma das mais importantes. Contamos com professores incríveis e aulas que nos incentivaram muito”, conta Mileny Vitória Candido Leme, 19 anos, que se formou em Teatro pelo programa no ano de 2019.
Moradora de Mauá, Mileny é arte educadora de teatro infantojuvenil na Associação União da Juta, poetisa, dramaturga, atriz e produtora nos coletivos teatrais Rubra e Voapé. “O curso me disponibilizou o conhecimento e a quantidade de horas necessárias para obter meu registro profissional (DRT)”, conta.
Ana Carolina Malvão Mollo, 18 anos, se formou no curso de Teatro e afirmou que pretende trabalhar na área. “Minha experiência foi maravilhosa, tive aula com professores que tem uma bagagem muito completa para nos ensinar, dar oportunidades e mostrar caminhos a percorrer”, afirmou a aluna, que atua em duas companhias teatrais.
Sobre o Programa

Oportunidade para ingressar no mercado cultural, os cursos do Programa Fundação das Artes Mediotec oferecem vagas para Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Canto ou Teatro. O programa é viabilizado por meio de parceria da Fundação com o Governo Federal. As vagas são voltadas a alunos do Ensino Médio na rede pública de ensino municipal e estadual. Não é necessário ser munícipe para se candidatar.

Foto: Mileny Vitória em apresentação do Programa Fundação das Artes Mediotec (Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *