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Educação de Santo André recebe prêmio por índices recordes de alfabetização

Educação de Santo André recebe prêmio por índices recordes de alfabetização

Cidade foi reconhecida pela significativa evolução no ensino dos alunos, com 90% das crianças alcançando proficiência na leitura e escrita

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Educação, ganhou um prêmio em reconhecimento aos esforços dedicados à melhoria contínua da alfabetização. A premiação ocorreu durante a 3ª Convenção do Programa de Redes Municipais, realizada pelo grupo Parceiros da Educação, na última terça-feira (12). 

O município definiu como um dos objetivos estratégicos para 2023 impulsionar a alfabetização dos alunos do 2º ano, enfrentando os desafios impostos pela pandemia. Em 2021, 51% destas crianças estavam alfabetizadas. Já em 2023 este número subiu para 90% dos estudantes demonstrando proficiência na leitura e escrita. 

O resultado foi possível graças ao comprometimento dos professores, das equipes educacionais e da abordagem estratégica do município. “A premiação é um reflexo do trabalho incansável de toda a equipe. Estamos comprometidos em proporcionar educação de qualidade, e esse prêmio é um reconhecimento do nosso progresso. Continuaremos investindo em estratégias inovadoras para garantir que cada criança alcance seu pleno potencial”, destaca o secretário de Educação, Almir Cicote.

O feito da rede municipal ganha ainda mais destaque quando comparado ao cenário nacional, em que 56,4% das crianças brasileiras não estavam alfabetizadas em 2022, conforme levantamento do Ministério da Educação. 

A gerente do ensino fundamental, Viviane Gadelha, reforça a importância da alfabetização na idade certa. “Sabemos que quando uma criança não se alfabetiza na idade certa, há possibilidade de aumento na infrequência, evasão escolar e reprovação, aumentando assim o fluxo de distorção entre idade e série. A aprendizagem da língua escrita é processual e atrelada a diversos fatores que atuam de forma direta e indireta sobre as crianças, porém precisamos trabalhar arduamente para assegurar que todos os alunos tenham direito de estar na escola, com a garantia de serem alfabetizadas ao final do 2° ano”, afirma. 

Novas estratégias para maior fluência em leitura – Entre os meses de junho e julho de 2023 ocorreu uma avaliação com a participação de mais de 4 mil alunos do 2° ano, de modo presencial, nas escolas da rede municipal. Já no mês de agosto, a partir dos resultados disponibilizados, foi elaborado um plano de ação na Secretaria de Educação. 

Como desdobramento, junto às unidades escolares, com a participação dos docentes, estes planos foram discutidos e aprofundados de acordo com o contexto de cada território, de modo a pautar as próximas ações que visam aprofundar e consolidar o desenvolvimento das crianças em fluência leitora.

Neste ano, entre 23 de novembro e 7 de dezembro, os estudantes das turmas de 2° ano realizaram nova avaliação de fluência leitora. Os resultados serão utilizados para analisar os avanços e organizar o plano de ação para 2024.