[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Em parceria com Museu da Imagem e do Som, Secretaria de Cultura de São Caetano recebe inscrições para ‘Oficinas Pontos MIS’

Em parceria com Museu da Imagem e do Som, Secretaria de Cultura de São Caetano recebe inscrições para ‘Oficinas Pontos MIS’

Para participar dos cursos, interessados devem se inscrever por e-mail: cultura@saocaetanodosul.sp.gov.br

 

O programa de formação e difusão cultural “Pontos MIS”, uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som e a Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul (Secult), traz para o mês de junho, a cada semana, cursos online com temáticas voltadas à arte da fotografia e ao audiovisual, por meio do projeto Oficinas Pontos MIS, além de conversas ao vivo no Youtube do Museu com especialistas da sétima arte. A programação é gratuita.

 

Nas próximas semanas, o “Oficinas Pontos MIS” oferece os cursos “A direção de arte em cena”, com Maria Cecília Amaral (de 7 a 11 de junho, das 16h às 18h); “Stop Motion: Animação em casa”, com Marta Russo (14 a 18 de junho, das 16h às 18h); “Conexões fotográficas”, com Natália Tonda (21 a 25 de junho, das 19h às 21h); e “A transformação dos monstros no cinema: Das criaturas clássicas ao horror humano”, com Carlos Primati (28 de junho a 2 de julho, das 15h às 17h).

 

Para participar das oficinas, envie para o e-mail cultura@saocaetanodosul.sp.gov.br os seguintes dados: nome da oficina de interesse, nome completo, idade, CPF, e-mail, telefone e endereço. O link de acesso à aula será enviado no próprio e-mail, assim como o certificado. O número de vagas é limitado a 50 alunos. Será dada prioridade a quem for munícipe.

Já o “Bate-papo de Cinema Pontos MIS”, transmitido ao vivo aos sábados, sempre às 18h, pelo link: youtube.com/user/missaopaulo, é aberto ao público. Contudo, é preciso se inscrever previamente para assistir ao filme-tema de cada encontro: “Uma garota chamada Marina” (12/6): https://forms.gle/HubfnCYdH7wrDBH67, “Lembro mais dos corvos” (19/6): https://forms.gle/4v87u17kg96U1JLa8 e “Tupiniqueens” (26/6): https://forms.gle/W93fM5duViVXN9b59.

Confira a programação.

Oficinas

 

A direção de arte em cena, com Maria Cecília Amaral

O trabalho do diretor de arte em um curta, média ou longa metragem, a partir da análise e decupagem da direção de arte de grandes produções e de produções independentes.

7 a 11 de junho, das 16h às 18h

Classificação: a partir de 15 anos

Público-alvo: estudantes e participantes de grupos e coletivos de audiovisual

 

Stop Motion: Animação em casa, com Marta Russo

Etapas de criação de um curta em stop motion: roteiro, storyboard, personagens, cenários, fotografia (quadro a quadro), edição de imagens, sonorização.

14 a 18 de junho, das 16h às 18h

Classificação: livre (recomendado para crianças a partir de 7 anos)

Público-alvo: iniciantes e professores

 

Conexões fotográficas, com Natália Tonda

Artistas e obras que possibilitam a compreensão da trajetória da fotografia brasileira moderna e contemporânea, e conexões com as artes plásticas.

21 a 25 de junho, das 19h às 21h

Classificação: a partir de 16 anos

Público-alvo: fotógrafos amadores e profissionais, artistas e interessados no assunto

 

A transformação dos monstros no cinema: Das criaturas clássicas ao horror humano, com Carlos Primati

Panorama sobre a noção de bem e mal, bonito e feio, natural e sobrenatural, a partir da representação de criaturas assustadoras nas telas.

28 de junho a 2 de julho, das 15h às 17h

Classificação: a partir de 16 anos

Público-alvo: interessados em filmes de terror, em personagens da literatura, teatro, cinema e folclore, ou em criaturas “monstruosas” do cinema

 

Bate-papo de Cinema

 

Uma garota chamada Marina

Trajetória musical da cantora e compositora Marina Lima. O longa inclui imagens inéditas do acervo privado da artista, registros de ensaios, gravações e shows.

12 de junho, às 18h

Filme disponível a partir de 10 de junho, às 11h, com inscrição prévia por meio do link: https://forms.gle/HubfnCYdH7wrDBH67

Classificação: 12 anos

Sessão em parceria com Spcine Play e Festival Mix Brasil

 

Lembro mais dos corvos

Júlia, atriz transexual, conta histórias para enfrentar uma noite de insônia.

19 de junho, às 18h

Filme disponível a partir de 17 de junho, às 11h, com inscrição prévia por meio do link: https://forms.gle/4v87u17kg96U1JLa8

Classificação: 14 anos

Sessão em parceria com Spcine Play e Festival Mix Brasil

 

Tupiniqueens

O documentário acompanha a vida de dezenas de drag queens em São Paulo, além de convidadas internacionais.

26 de junho, às 18h

Filme disponível a partir de 24 de junho, às 11h, com inscrição prévia por meio do link: https://forms.gle/W93fM5duViVXN9b59

Classificação: 12 anos

Sessão em parceria com Festival Mix Brasil

 

Eliane Parmezani/Secult PMSCS (MTb – 48.006), com informações do programa Pontos MIS

02/06/2021

Créditos: Divulgação Pontos MIS (oficinas) e Divulgação (documentários)