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ENTENDENDO O MERCADO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA PROJETOS

ENTENDENDO O MERCADO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA PROJETOS

Patient filling in report papers at reception desk, signing registration forms before attending checkup visit appointment. Woman writing checkup files with receptionist, healthcare support. Close up.

Captar recursos via Leis de Incentivo nunca foi tarefa fácil, aliás, sem conhecimentos específicos, sem orientação de preferência por empresas e gestores que já conduziram esses processos, arriscamos dizer que as pessoas, as ONGs em sua primeira tentativa vão se frustrar muito.

Além de conhecer a Lei, os desejosos de captar os recursos precisam saber que serão exigidos ao seu máximo nível de organização. O projeto precisa ser bem escrito, detalhado, com precisão contábil e financeira, apontando onde cada centavo será destinado e acima de tudo, ter um nível de organização na execução do projeto. Cada parafuso usado precisa estar declarado na conta do projeto e com suas respectivas notas fiscais. Isso só falando de projeto.

Em relação a catação, a ONG ou gestor proponente precisa saber que determinadas Leis de Incentivo para sua aprovação precisam que a ONG tenha 30% do valor solicitado em caixa. Não basta propor um projeto com valores milionários, precisa saber que para sua aprovação exige-se um saldo em caixa para isso.

A ONG precisa de um corpo técnico capacitado, desde a elaboração do projeto, execução de cada fase do projeto, prestação de contas do projeto, e, excelentes relacionamentos para conseguir captar os recursos das empresas.

E captar recursos das empresas não é tarefa fácil, aliás, esse é um dos grandes entraves na execução dos projetos. A ONG pode ter a publicação no Diário Oficial mostrando que ela foi aprovada para executar o projeto, mas se ela não conseguir captar com as empresas o recurso que precisa para o projeto, ele sequer será executado, e cada Lei de Incentivo tem seu tempo determinado para que os recursos sejam captados.

Você leitor deve estar confuso com tudo isso porque nas reportagens e entrevistas das empresas a principal fala que se ouve é que recursos não faltam, o que faltam são bons projetos. Em verdade, existem centenas de dezenas de projetos aprovados que não são absorvidos pelos recursos das empresas, e porquê? Bons projetos significam propostas que atinjam o maior público possível, sejam atraentes para veiculação midiática, resumindo, bons projetos precisam ter uma ótima relação de Inbound Marketing para as empresas. E não são todas as empresas que podem deduzir incentivos fiscais do Imposto de Renda , precisam ser empresas enquadradas dentro do lucro real.

Contextualizado o leitor, agora será possível entender como grandes grupos, cantores, artistas captam esses recursos. Se já é difícil para uma ONG ter todas estas etapas prontas e definidas, imagine para um cantor, um ator ou atriz? Justamente porque no mercado existem empresas especializadas em avaliar os projetos, formatar os projetos e dar seguimento a captação dos recursos. Não só conseguem preparar esses projetos para aprovação, como também tem acesso a empresas que esperam por seus projetos.

Existem empresas sérias, com credibilidade para isso. Existem inclusive consultores nessa linha que auxiliam as ONGs , projetos socioculturais, departamentos dentro de clubes esportivos que sabem como fazer e sabem como ensinar a fazer.

São tantos detalhes, anos de experiência para conhecer muito bem tanto a aplicação como a execução dos projetos com captação em Leis de Incentivo Fiscais. E isso tudo inviabiliza ONGs de menor aporte financeiro a conseguirem entender, conseguirem preparar suas organizações e preparar projetos formatados para essas leis uma vez que existe o dia a dia da ONG, o número de voluntários e membros sempre é menor que a demanda da ONG e todo dia surge uma nova necessidade a ser suprida.

Fonte da Imagem: Imagem de DC Studio no Freepik

Por Adinaldo Diniz