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Entre as mídias sociais, os mais novos têm preferência pelas notícias no Instagram (77,4%), os de até 34 anos se informam mais pelo Facebook (76,9%) e o YouTube aparece em terceiro lugar para os adultos jovens.

Entre as mídias sociais, os mais novos têm preferência pelas notícias no Instagram (77,4%), os de até 34 anos se informam mais pelo Facebook (76,9%) e o YouTube aparece em terceiro lugar para os adultos jovens.

A segunda live do projeto Mídia.JOR acontecerá no dia 07 de junho, segunda-feira, às 15h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da TV Cultura e no site do projeto. O Mídia.JOR Escuta receberá jovens jornalistas para compartilharem suas experiências na produção de notícias para gerações mais novas. Entre os temas principais estão o consumo de notícias pelas redes sociais, os formatos mais demandados, o trabalho cada vez mais multifacetado dos jornalistas e as tendências para o jornalismo.
A partir de uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto de Pesquisa IDEIA em parceria com o Mídia.JOR, serão apresentados dados e análises sobre os hábitos de consumo de mídia pelos jovens brasileiros, comparados a outros públicos. Os jovens adultos usam predominantemente a televisão (67% e 72,8%), seguida das mídias sociais (60,9%, 67,2%) para se informar sobre os fatos do dia a dia. Entre as mídias sociais, a faixa de 25 a 34 anos se informa mais pelo Facebook (76,9%), já os mais novos têm preferência pelo Instagram (77,4%) e o YouTube aparece em terceiro lugar para as duas faixas de adultos jovens (59,4% e 59,3%, respectivamente).
Participarão do debate Ananda Portela, repórter do UOL, Caê Vasconcelos, jornalista independente que hoje colabora com a Agência Mural, Roberta Camargo, apresentadora do Canal Reload e jornalista da Alma Preta, e Maurício Moura, Fundador e Presidente do Instituto de Pesquisa IDEIA, que vai explicar o resultado da pesquisa e discutir as implicações para o jornalismo e os profissionais do setor.
Revista Multimídia.JOR
Desenvolvida em parceria com grupo de jovens produtores de conteúdo jornalístico, a revista multimídia do Mídia.JOR – Futuras gerações – conta com cases em formato de imagem, texto e audiovisual sobre a temática da comunicação jovem. Como ressaltou a repórter Patrícia Villas-Boas da Agência Mural de Jornalismo de Periferias, “ignorar os jovens é ignorar o futuro”.
Debbie Ramsay, editora da BBC Newsbeat, em entrevista exclusiva para a revista, aponta também a importância da escuta. “É uma contradição, por isso que é bacana trabalhar com jovens, porque eles se contradizem, às vezes. Eles gostam de ser apresentados a todas as opiniões para formarem a sua própria. Ao mesmo tempo, cada vez mais eles gostam de ver sua própria visão refletida”, analisa.
Os dados da pesquisa “Hábitos de Mídia do Brasileiro” foi realizada pelo Instituto de Pesquisa IDEIA entre os dias de 14 a 18 de maio deste ano, com 1.242 entrevistas via telefone celular em todo o território nacional, e será disponibilizada online no site do Mídia.JOR a partir de 07 de junho.
Em sua 7ª. edição, o Mídia.JOR – Futuras Gerações explora os desafios encontrados pelos meios de comunicação para dialogar com o público jovem. O Mídia.JOR é um projeto da Revista e Portal IMPRENSA e tem como objetivo discutir o futuro do jornalismo. A sétima edição tem o apoio da Unibes Cultural, a parceria da TV Cultura e do Instituto de Pesquisa IDEIA, além do patrocínio do UOL e do Itaú Unibanco.
Serviço: Mídia.JOR Escuta
Tema: Futuras Gerações
Data e horário: Dia 07/06, segunda-feira, das 15h30 às 17h
Mediador: Leão Serva (Diretor de jornalismo da TV Cultura)
Convidados: Ananda Portela (repórter do UOL), Caê Vasconcelos (jornalista) e Roberta Camargo (apresentadora do Canal Reload)
Participação especial: Maurício Moura (Fundador e Presidente do Instituto de Pesquisa IDEIA)
Curador: Lúcio Mesquita
Serviço: Revista Mutimídia.JOR
Curadoria: Lúcio Mesquita
Parceria de conteúdo: ABPEducom, Agência Mural, Agência Tatu, AZMina, Cajueira e Rádio Novelo