Entre as mídias sociais, os mais novos têm preferência pelas notícias no Instagram (77,4%), os de até 34 anos se informam mais pelo Facebook (76,9%) e o YouTube aparece em terceiro lugar para os adultos jovens.
A segunda live do projeto Mídia.JOR acontecerá no dia 07 de junho, segunda-feira, às 15h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da TV Cultura e no site do projeto. O Mídia.JOR Escuta receberá jovens jornalistas para compartilharem suas experiências na produção de notícias para gerações mais novas. Entre os temas principais estão o consumo de notícias pelas redes sociais, os formatos mais demandados, o trabalho cada vez mais multifacetado dos jornalistas e as tendências para o jornalismo.
|
A partir de uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto de Pesquisa IDEIA em parceria com o Mídia.JOR, serão apresentados dados e análises sobre os hábitos de consumo de mídia pelos jovens brasileiros, comparados a outros públicos. Os jovens adultos usam predominantemente a televisão (67% e 72,8%), seguida das mídias sociais (60,9%, 67,2%) para se informar sobre os fatos do dia a dia. Entre as mídias sociais, a faixa de 25 a 34 anos se informa mais pelo Facebook (76,9%), já os mais novos têm preferência pelo Instagram (77,4%) e o YouTube aparece em terceiro lugar para as duas faixas de adultos jovens (59,4% e 59,3%, respectivamente).
|
Participarão do debate Ananda Portela, repórter do UOL, Caê Vasconcelos, jornalista independente que hoje colabora com a Agência Mural, Roberta Camargo, apresentadora do Canal Reload e jornalista da Alma Preta, e Maurício Moura, Fundador e Presidente do Instituto de Pesquisa IDEIA, que vai explicar o resultado da pesquisa e discutir as implicações para o jornalismo e os profissionais do setor.
|
Revista Multimídia.JOR
|
Desenvolvida em parceria com grupo de jovens produtores de conteúdo jornalístico, a revista multimídia do Mídia.JOR – Futuras gerações – conta com cases em formato de imagem, texto e audiovisual sobre a temática da comunicação jovem. Como ressaltou a repórter Patrícia Villas-Boas da Agência Mural de Jornalismo de Periferias, “ignorar os jovens é ignorar o futuro”.
|
Debbie Ramsay, editora da BBC Newsbeat, em entrevista exclusiva para a revista, aponta também a importância da escuta. “É uma contradição, por isso que é bacana trabalhar com jovens, porque eles se contradizem, às vezes. Eles gostam de ser apresentados a todas as opiniões para formarem a sua própria. Ao mesmo tempo, cada vez mais eles gostam de ver sua própria visão refletida”, analisa.
|
Os dados da pesquisa “Hábitos de Mídia do Brasileiro” foi realizada pelo Instituto de Pesquisa IDEIA entre os dias de 14 a 18 de maio deste ano, com 1.242 entrevistas via telefone celular em todo o território nacional, e será disponibilizada online no site do Mídia.JOR a partir de 07 de junho.
|
Em sua 7ª. edição, o Mídia.JOR – Futuras Gerações explora os desafios encontrados pelos meios de comunicação para dialogar com o público jovem. O Mídia.JOR é um projeto da Revista e Portal IMPRENSA e tem como objetivo discutir o futuro do jornalismo. A sétima edição tem o apoio da Unibes Cultural, a parceria da TV Cultura e do Instituto de Pesquisa IDEIA, além do patrocínio do UOL e do Itaú Unibanco.
|
Serviço: Mídia.JOR Escuta
Tema: Futuras Gerações Data e horário: Dia 07/06, segunda-feira, das 15h30 às 17h |
Mediador: Leão Serva (Diretor de jornalismo da TV Cultura)
|
Convidados: Ananda Portela (repórter do UOL), Caê Vasconcelos (jornalista) e Roberta Camargo (apresentadora do Canal Reload)
|
Participação especial: Maurício Moura (Fundador e Presidente do Instituto de Pesquisa IDEIA)
|
Curador: Lúcio Mesquita
|
Transmissão: Youtube TV Cultura e site do Mídia.JOR: www.portalimprensa.com.br/midiajor
|
Serviço: Revista Mutimídia.JOR
|
Curadoria: Lúcio Mesquita
|
Parceria de conteúdo: ABPEducom, Agência Mural, Agência Tatu, AZMina, Cajueira e Rádio Novelo
|