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Franquia de estética Royal Face conquista mais agilidade no processo de recrutamento com a solução da abler

Franquia de estética Royal Face conquista mais agilidade no processo de recrutamento com a solução da abler

Plataforma permitiu ao RH ter uma visão mais estratégica

O procedimento de recrutamento de novos colaboradores em empresas e startups requer uma série de etapas que, se feitas do modo convencional, podem levar semanas em busca do candidato ideal para determinada vaga. A abler surgiu em 2017 justamente com o objetivo de mudar esse cenário e otimizar esse tipo de operação, com o uso de inteligência artificial e técnicas desenvolvidas para diminuir o tempo desse processo, trazendo ainda mais eficiência ao setor de RH.

De olho nas inovações oferecidas pela startup, a Royal Face, rede de franquias de clínicas de estética que tem como objetivo facilitar o acesso a tratamentos estéticos inovadores e de qualidade implementou a plataforma da abler como facilitadora dos processos de seleção de candidatos. A empresa, que atualmente possui mais de 300 unidades franqueadas espalhadas em 23 estados do país, conta com quase 5 mil colaboradores.

A rede de franquias de estética está em constante expansão, e por isso, abre mais de 100 vagas mensalmente. As oportunidades de trabalho contemplam a área técnica, como franqueadora, e para o recrutamento das franquias envolve o recrutamento de profissionais da área da saúde e administrativa.

Para atender a essa alta demanda, a marca contava com a automação dos processos de gestão de recrutamento, mas que infelizmente não atendia às suas necessidades, o que tornava a seleção de talentos mais complicada e algumas vezes até mais demorada.

Como a empresa é uma grande franqueadora, fazer a gestão de tantas vagas era algo desafiador. Dessa forma, as franquias ficavam totalmente dependentes da matriz por faltar um método mais eficiente que permitisse centralizar os processos de forma colaborativa com todas as unidades em que juntas possam alinhar e conduzir o recrutamento. “Os franqueados ficavam totalmente cegos na outra ponta no sentido de ficar ‘o que é que está acontecendo?’. Eles pediam a abertura da vaga e faziam a divulgação, mas daí para frente tudo era feito por nós, a franqueadora”, descreve Jean Carlos, head de Pessoas e Cultura.

Experiência do candidato era deficiente

Um dos pontos mais delicados era a falta de uma boa experiência do candidato. Isso porque a candidatura era manual, necessitando preencher as informações uma a uma, o que dificultava a atração de talentos e a gestão dos recrutadores.

Bianca Oliveira, Analista de RH Sênior da Royal Face, recorda que a empresa perdia candidatos devido à complicação ao fazer o cadastro. Além desse problema, a ferramenta apresentava travamentos constantes no sistema.

Diante deste cenário, a Royal recorria ao recebimento de currículos por e-mail, e com mais de 100 vagas mensais para gerenciar, não havia tempo hábil para executar essa tarefa corretamente. “Perder candidatos por conta de cadastro é uma realidade muito difícil de encarar”, revela Bianca.

O RH atuava de forma mais operacional, o que não era vantajoso porque o time não conseguia atingir um nível estratégico em seus processos, principalmente em relação às unidades franqueadas.

Dessa forma, a gestão de R&S se dava apenas pela franqueadora e de forma tradicional, e os acessos aos dados eram genéricos, então tudo ocorria sem transparência, deixando de lado estratégias específicas para cada necessidade.

Pós-abler: Agilidade e automação

Após a aquisição do ATS da abler, a Royal Face pode contar agora com uma ferramenta que entrega rapidez, assertividade e otimização aos seus processos de recrutamento. Os gaps que a Franchising tinha até então foram resolvidos.

A atuação da abler no processo de recrutamento permitiu que o RH passasse a ter uma visão mais eficaz. “Antes, ficávamos na esfera operacional e hoje conseguimos entrar numa esfera mais estratégica, com uma abordagem mais consultiva no recrutamento das unidades franqueadoras” aponta Jean Carlos.

Agora, cada unidade fica responsável pelo seu recrutamento, e a franqueadora faz um papel de acompanhamento através da abler. Sobre isso, Jean Carlos destaca: “a gente percebeu que o franqueado tem mais autonomia para realizar o processo seletivo da sua unidade”, destaca.

Através da abler a empresa conseguiu, além de tomar uma frente mais orientadora, centralizar o recrutamento de mais de 300 unidades franqueadas por todo o Brasil, em apenas um lugar. “Uma das principais vantagens [de adquirir a abler] foi a autonomia dada às franqueadas e no processo de desenvolvimento dos gestores com a gestão de pessoas”, comenta Jean.

A experiência dos candidatos também foi impactada com a chegada da abler no RH da Royal Face. Pois dessa forma, a empresa não perde mais talentos — a solução possui diversas aplicações para vagas, todas voltadas para tornar o envio de currículos de forma simples.

Análise comportamental mais eficiente

A empresa Royal Face entende a necessidade de encontrar as pessoas certas para as vagas certas, e para isso a análise comportamental é essencial. E é através da abler, que oferece a avaliação comportamental como o Disc e Big Five, que a franchising consegue fazer as contratações mais assertivas.

A visão geral de dados dos recrutamentos, que a organização tinha anteriormente, não ajudava muito a fazer com que os processos pudessem ser devidamente mensurados.

Os processos se tornaram mais claros e a avaliação da qualidade de cada um deles pode ser medida e avaliada com mais facilidade através dos relatórios e dashboard da plataforma, que são organizados e segmentados com dados que realmente são relevantes para a empresa. Dessa forma, essa visão de desempenho dos processos tornou-os mais estratégica, além de mudar o viés dos recrutamentos e ajudar na tomada de decisão.

Por fim, o head de Pessoas e Cultura da Royal Face ressalta a grande vantagem de ter uma plataforma de gestão de recrutamento e seleção como a abler, para administrar a alta demanda de vagas, que é proporcionar para seus franqueados um suporte para o R&S através de uma ferramenta que ajuda a centralizar todas essas informações, fazendo com que as franquias estejam alinhadas com a franqueadora. Além de ser um grande diferencial para a empresa.

Alisson Souza, CEO da abler, o setor de RH não pode ser movido por suposições dos recrutadores, mas sim dados pertinentes e conclusivos. “Nos últimos anos isso tem mudado e a seleção e recrutamento estão se tornando algo cada vez mais estratégico dentro das empresas. Ter o apoio de softwares e ferramentas com uma tecnologia que facilita a geração de relatórios precisos sobre hard e soft skills, por exemplo, pode ajudar na tomada de decisões mais certeiras”, destaca.

O fundador destaca ainda que a startup possui diversas funcionalidades para ajudar empresas com alta demanda de vagas. “A solução permite disponibilizar abertura ilimitada de vagas, triagem automatizada, candidaturas simplificadas, comunicação com candidatos integrada na plataforma, testes técnicos e comportamentais ilimitados”, finaliza.

Sobre Alisson Souza

Trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S. No final de 2017 cofundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 55 mil vagas na média, em 15 dias.

Sobre a abler 

Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a abler já conquistou mais de 300 clientes por todo o Brasil e mais de 55 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 15 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 4 milhões de profissionais cadastrados. Para mais informações, acesse https://abler.com.br/